A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Altair Alberto Fávero UPF
  • Marta Marques Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Docência universitária. Metodologia qualitativa. Investigação-ação.

Resumo

A expansão da Educação Superior, ocorrida nas últimas décadas, fez com que o magistério nas universidades passasse a ser exercido por profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. Com isso, muitos profissionais acabaram se tornando docentes universitários de forma improvisada e, por consequência, tornando precária sua função docente. O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma a utilização da metodologia investigação-ação pode contribuir para identificar os limites e potencialidades da docência universitária no contexto da improvisação docente. Tornar a prática docente objeto de investigação-ação possibilita o exercício metodológico qualitativo onde os próprios sujeitos se tornam parte da investigação. O presente estudo parte do pressuposto de que a modificação das práticas educativas somente se efetiva se os atores envolvidos forem capazes de olhar para sua própria ação com a intenção de analisá-la, compreendê-la e ressignificá-la. Para o êxito de tal processo, é imprescindível a utilização de uma metodologia adequada: trata-se da metodologia qualitativa da investigação-ação. O presente artigo é um resultado parcial do projeto de pesquisa “Improvisação docente no contexto da expansão da educação superior: o problema da identidade docente”.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, UPF

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino (em andamento desde 2008) e o projeto Improvisação docente no contexto da expansão da Educação Superior (em andamento desde março de 2012). Além de diversas publicação em várias editoras, pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador:reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (lançado em 2011) e Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (lançado em 2012). E-mail: altairfavero@gmail.com

Marta Marques, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), especialista em Psicopedagogia (IDEAU) e graduada em Pedagogia (URI). Integrante do Grupo de pesquisa “Pragmatismo, filosofia e educação: as interfaces entre experiência, reflexão e políticas de ensino” e do Grupo de Estudo “Docência Universitária” desenvolvidos junto ao programa de Pós-Graduação em Educação sob a coordenação do prof. Dr. Altair Alberto Fávero. Atua nas temáticas de Metodologia de Investigação-Ação, docência universitária e expansão da Educação Superior. Possui em publicações nos anais de eventos do Endipe (Campinas), Anped-Sul (Caxias) e Educon (Aracajú). E-mail: marta.pr@gmail.com

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Publicado

31-07-2013

Como Citar

FÁVERO, Altair Alberto; MARQUES, Marta. A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Revista Signos, [S. l.], v. 34, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/745. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos