IMPLANTAÇÃO DE JORNAL ESCOLAR: A UTILIZAÇÃO DO BLOG PARA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL

Cristiane Secchi Luceno, Rosmari Terezinha Cazarotto

Resumo


O mundo tem acompanhado nas últimas décadas uma verdadeira revolução. A tecnologia está modificando as relações sociais, criando novas formas de aprender e conviver. No entanto, a integração com as mídias não atinge as pessoas da mesma forma. As diferenças sociais e econômicas dificultam a inclusão digital. É objetivo geral deste estudo promover a inclusão digital a partir da implantação de jornal escolar, usando o blog como ferramenta para edição quinzenal. Optou-se pela metodologia de pesquisa-ação, com aplicação do estudo na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José de Conventos, Lajeado, Rio Grande do Sul. Participaram da pesquisa 54 alunos do sexto ao nono anos do Ensino Fundamental. Na escola há a preocupação de qualificar a leitura e a escrita dos alunos, criando uma comunidade de leitores. Portanto, a produção de notícias para a edição de jornal e o acesso a diferentes mídias justificam a pertinência da proposta. Com este estudo pode-se inferir que muitos alunos da escola ainda têm dificuldade para utilizar computadores e internet, visto que muitos só têm acesso a essa tecnologia na escola. Verificou-se que a implantação do jornal escolar está auxiliando na alfabetização digital, na produção textual e na formação de alunos mais críticos. Ainda, com este trabalho, percebeu-se a necessidade de qualificar professores e alunos para o uso das mídias, pois falar de inclusão digital vai muito mais além de dotar escolas de computadores e acesso à internet.

Palavras-chave


Mídias digitais. Blog. Educação. Comunidades de leitores.

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