PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Lisani Wiethölder Stahlhöfer, Marlise Heemann Grassi, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Resumo


O presente artigo apresenta o relato de uma prática pedagógica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES. O objetivo central foi investigar possibilidades de modificação de comportamento do consumidor por meio do desenvolvimento de uma proposta de matemática financeira. A questão que orientou as etapas do trabalho foi “Como alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental reagem à proposta de ensino envolvendo análise crítica de situações e condições de aquisição de bens e produtos?” A prática pedagógica investigativa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do município de Lajeado. Os participantes da pesquisa-intervenção foram os 19 alunos matriculados no oitavo ano da escola analisada. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, com algumas abordagens quantitativas, podendo a prática pedagógica ser caracterizada como estudo de caso. As informações no decorrer da referida prática pedagógica investigativa foram obtidas por meio de registros realizados em locais visitados e análise comparativa dos preços registrados, entrevistas com os pais a partir de questionário, relatórios e produções individuais e grupais. Os resultados apresentados e discutidos com os pais em reunião, oferecidos às pessoas que contribuíram com a pesquisa e expostos no quadro mural da escola revelaram que o trabalho motivou alunos e pais a pesquisar preços, a pensar sobre seus gastos e investimentos e a modificar alguns hábitos gerados pelo apelo consumista. Os alunos participantes revelaram grande aceitação da proposta, envolveram-se nas atividades e manifestaram intenções de considerar as aprendizagens no seu cotidiano, permitindo entender que a função social do ensino da Matemática pode ser cumprida se o currículo estabelecer relações com a realidade dos educandos.

Palavras-chave


Educação financeira. Ensino de matemática. Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Lisani Wiethölder Stahlhöfer, Marlise Heemann Grassi, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: