PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Autores

  • Lisani Wiethölder Stahlhöfer UNIVATES
  • Marlise Heemann Grassi UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt UNIVATES

Palavras-chave:

Educação financeira. Ensino de matemática. Prática pedagógica.

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de uma prática pedagógica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES. O objetivo central foi investigar possibilidades de modificação de comportamento do consumidor por meio do desenvolvimento de uma proposta de matemática financeira. A questão que orientou as etapas do trabalho foi “Como alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental reagem à proposta de ensino envolvendo análise crítica de situações e condições de aquisição de bens e produtos?” A prática pedagógica investigativa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental do município de Lajeado. Os participantes da pesquisa-intervenção foram os 19 alunos matriculados no oitavo ano da escola analisada. O estudo realizado foi de natureza qualitativa, com algumas abordagens quantitativas, podendo a prática pedagógica ser caracterizada como estudo de caso. As informações no decorrer da referida prática pedagógica investigativa foram obtidas por meio de registros realizados em locais visitados e análise comparativa dos preços registrados, entrevistas com os pais a partir de questionário, relatórios e produções individuais e grupais. Os resultados apresentados e discutidos com os pais em reunião, oferecidos às pessoas que contribuíram com a pesquisa e expostos no quadro mural da escola revelaram que o trabalho motivou alunos e pais a pesquisar preços, a pensar sobre seus gastos e investimentos e a modificar alguns hábitos gerados pelo apelo consumista. Os alunos participantes revelaram grande aceitação da proposta, envolveram-se nas atividades e manifestaram intenções de considerar as aprendizagens no seu cotidiano, permitindo entender que a função social do ensino da Matemática pode ser cumprida se o currículo estabelecer relações com a realidade dos educandos.

Biografia do Autor

Lisani Wiethölder Stahlhöfer, UNIVATES

Área de Matemática

Marlise Heemann Grassi, UNIVATES

Área de Matemática

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, UNIVATES

Área de Matemática

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Publicado

01-08-2014

Como Citar

STAHLHÖFER, Lisani Wiethölder; GRASSI, Marlise Heemann; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/761. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos