O SISTEMA VERBAL ESPANHOL EM ESTUDO: A PROPOSTA DE ANDRÉS BELLO

Autores

  • Kelly Cristini Granzotto Werner UFSM-CAFW

Palavras-chave:

Língua Espanhola. Ensino. Sistema verbal. Andrés Bello.

Resumo

Na tentativa de buscar alternativas teóricas e metodológicas para tornar o trabalho com o verbo na aula de espanhol língua estrangeira (E/LE) mais significativo, proveitoso e agradável, pretende-se, com este texto, fazer uma leitura do modelo verbal espanhol, proposto pelo gramático venezuelano Andrés Bello (1847). O seu modelo temporal apresenta coerência lógica e simplicidade, uma vez que é definido a partir do momento da enunciação. Considerar o ato da palavra é medir o tempo no momento real do discurso, da sua configuração, da sua existência. Essa postura parece deixar o estudo do verbo mais aplicado à vida do aprendiz da língua. Entende-se que o conhecimento da proposta do autor pode ser útil ao professor, no momento de explicar o funcionamento e o significado do sistema verbal da Língua Espanhola para seus alunos e, talvez, facilitar seu estudo, seu entendimento e sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Kelly Cristini Granzotto Werner, UFSM-CAFW

Porfessora Assistente na área de Língua espanola e língua portuguesa da UFSM-CAFW. Mestre em Letras - UFSM

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Publicado

01-08-2014

Como Citar

GRANZOTTO WERNER, Kelly Cristini. O SISTEMA VERBAL ESPANHOL EM ESTUDO: A PROPOSTA DE ANDRÉS BELLO. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/768. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos