O SISTEMA VERBAL ESPANHOL EM ESTUDO: A PROPOSTA DE ANDRÉS BELLO
Resumo
Na tentativa de buscar alternativas teóricas e metodológicas para tornar o trabalho com o verbo na aula de espanhol língua estrangeira (E/LE) mais significativo, proveitoso e agradável, pretende-se, com este texto, fazer uma leitura do modelo verbal espanhol, proposto pelo gramático venezuelano Andrés Bello (1847). O seu modelo temporal apresenta coerência lógica e simplicidade, uma vez que é definido a partir do momento da enunciação. Considerar o ato da palavra é medir o tempo no momento real do discurso, da sua configuração, da sua existência. Essa postura parece deixar o estudo do verbo mais aplicado à vida do aprendiz da língua. Entende-se que o conhecimento da proposta do autor pode ser útil ao professor, no momento de explicar o funcionamento e o significado do sistema verbal da Língua Espanhola para seus alunos e, talvez, facilitar seu estudo, seu entendimento e sua aprendizagem.
Palavras-chave
Língua Espanhola. Ensino. Sistema verbal. Andrés Bello.
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