A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DO LÉXICO DOS ALUNOS

Melissa Heberle

Resumo


Em relação à avaliação da aprendizagem, além do pensamento dos educadores, faz-se necessário que se conheça também o que pensam os alunos sobre o tema. Com base nas ideias de teóricos como Álvarez Méndez (2002), Esteban (2000) e Santos (2003), realizou-se pesquisa com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Ibirubá, sobre suas impressões acerca do tema da avaliação. Percebeu-se que as situações avaliativas vivenciadas estão ligadas à realização de provas para a obtenção de notas. Os dados coletados também podem evidenciar uma visão dos processos de avaliação intimamente ligada a aspectos de julgamento (por parte dos professores) e de desempenho (dos alunos), sem necessariamente considerar a avaliação como um processo mais amplo do ensino.

Palavras-chave


Avaliação; Aprendizagem; Alunos; Léxico; Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Melissa Heberle

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: