A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DO LÉXICO DOS ALUNOS

Autores

  • Melissa Heberle

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Alunos, Léxico, Ensino.

Resumo

Em relação à avaliação da aprendizagem, além do pensamento dos educadores, faz-se necessário que se conheça também o que pensam os alunos sobre o tema. Com base nas ideias de teóricos como Álvarez Méndez (2002), Esteban (2000) e Santos (2003), realizou-se pesquisa com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Ibirubá, sobre suas impressões acerca do tema da avaliação. Percebeu-se que as situações avaliativas vivenciadas estão ligadas à realização de provas para a obtenção de notas. Os dados coletados também podem evidenciar uma visão dos processos de avaliação intimamente ligada a aspectos de julgamento (por parte dos professores) e de desempenho (dos alunos), sem necessariamente considerar a avaliação como um processo mais amplo do ensino.

Downloads

Publicado

27-12-2014

Como Citar

HEBERLE, Melissa. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR A PARTIR DO LÉXICO DOS ALUNOS. Revista Signos, [S. l.], v. 35, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/772. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos