AÇÃO COLABORATIVA: UM CAMINHO SEGURO PARA DOCÊNCIA E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Everton Bedin, José Claudio Del Pino

Resumo


Este artigo tem por intuito apresentar, por meio de uma pesquisa etnográfica de cunho exploratório-qualitativo, via uso da observação, grupo focal e questionário estruturado, resultados sobre uma ação que visou a investigar de que maneira ações colaborativas entre professores e estudantes podem proporcionar subsídios de qualificação e maximização aos processos de ensino e de aprendizagem no componente curricular Seminário Integrado, para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares em prol da construção sociocultural e psicocognitiva dos sujeitos. A coleta dos dados ocorreu de forma qualitativa e quantitativa. Os questionários foram analisados por meio de matrizes, sendo fundamentado por autores que enfatizam a questão colaborativa no ensino. Com a análise dos dados, pode-se perceber que o componente curricular Seminário Integrado tem possibilitado o diálogo entre os componentes curriculares, seja pela consideração de apenas um único objetivo ou pela expansão contextualizada dos componentes entre si. Do mesmo modo, tem proporcionado múltiplas maneiras aos estudantes para difundirem as informações obtidas por meio de pesquisas mediadas pelos professores, articulação entre o tempo e o espaço para o planejamento e o envolvimento dos sujeitos na execução e no acompanhamento de projetos de vida a serem efetivados no viés dos eixos: ciências, tecnologia, cultura e trabalho, tecendo uma rede de conhecimentos que identifica e cria possibilidades de intervenção colaborativa na realidade.

Palavras-chave


Seminário Integrado; Formação colaborativa; Interdisciplinaridade; Politecnia.

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