A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES LÓGICAS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo trata da utilização dos Blocos Lógicos como recurso para o desenvolvimento de relações lógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta atividades que foram propostas em oficinas durante uma formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre-RS, com o objetivo de contribuir para a formação continuada desses docentes, oportunizando, além de fundamentação teórica, subsídios práticos que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio lógico. Essas ações foram possibilitadas pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área de Matemática o qual se preocupa com a formação continuada dos professores da Educação Básica. Por meio de autores como Lara, Kamii e Declark, salienta a importância do uso dos jogos e de materiais manipulativos que visem à gênese das estruturas lógicas propostas por Piaget e Inhelder. Evidencia que os Blocos Lógicos constituem um recurso adequado para construção das relações lógicas, em particular de inclusão e de intersecção, e de outras habilidades que devem ser adquiridas pelos estudantes desde os primeiros anos da Educação Básica.
Palavras-chave
Relações Lógicas; Blocos Lógicos; Formação de Professores; PIBID; Jogos.
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Direitos autorais 2017 Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara

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