COR, SABER E SABOR: MONÓLOGOS PARA ALÉM DOS HERTZ

Autores

  • Jane Helen Gomes de Lima UFSC
  • César Luiz Moreira da Fonseca Marques IF-SC
  • Emerson Cardoso do Nascimento IF-SC

Palavras-chave:

cor, ensino de ciências, linguagem,

Resumo

O fenômeno da cor, sua complexidade fisiológica, social, cultural, histórica, estética e física, entre outros aspectos, inspira as discussões e questões levantadas neste trabalho, como: Até que ponto é desejável um ensino da cor apenas nos seus aspectos geométricos? Há espaço na escola para uma vivência que valorize outros aspectos da experiência visual, como sua percepção, significação etc.? Numa abordagem teatral, busca-se por meio de monólogos, mostrar o quanto o ato de ver e perceber as cores não é tão simples, frisando que o trabalho pedagógico que se limita a entender esse fenômeno como vinculado apenas aos “hertz” é parcial e fragmentário.

Biografia do Autor

Jane Helen Gomes de Lima, UFSC

Mestranda do curso de pós-graduação em educação científica tecnológica da UFSC - campus Florianópolis. É licenciada em Ciências da Natureza com Habilitação em Física pelo IF-SC - campus Araranguá.

César Luiz Moreira da Fonseca Marques, IF-SC

Orientador desse trabalho de conclusão de curso. Atuação no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física. Possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação

Emerson Cardoso do Nascimento, IF-SC

Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas e mestre em Teatro foi coorientador desse trabalho de conclusão de curso.

Downloads

Publicado

03-07-2015

Como Citar

LIMA, Jane Helen Gomes de; MARQUES, César Luiz Moreira da Fonseca; DO NASCIMENTO, Emerson Cardoso. COR, SABER E SABOR: MONÓLOGOS PARA ALÉM DOS HERTZ. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/785. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos