UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE CRISTALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO EM MINERALOGIA

Autores

  • Guilherme Taufer UNIVATES
  • Lucélia Hoene UNIVATES

Palavras-chave:

Ensino de Química, Cristal, Mineralogia, Experimento.

Resumo

O estudo de Química envolve muitos conceitos, abstração e formalização, o que pode dificultar o entendimento do conteúdo pelo estudante. Este artigo objetiva auxiliar o ensino-aprendizado de estudantes na disciplina de Mineralogia para construção do conceito de hábito de cristais. Para isso, foram feitos questionário prévio sobre conceitos de sólidos, avaliação das respostas, desenvolvimento de experimentos de cristalização e, posteriormente, análise e discussão sobre os cristais obtidos avaliando a significância dos conceitos de sólidos. Observou-se que a proposta se mostrou como subsunçor para a construção de novos conceitos de sólidos, provocando a investigação dos produtos formados, podendo ser desenvolvida em aulas de Mineralogia como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

03-07-2015

Como Citar

TAUFER, Guilherme; HOENE, Lucélia. UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE CRISTALIZAÇÃO COMO PROPOSTA DE ENSINO EM MINERALOGIA. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/788. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos