FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DILEMAS E DESAFIOS

Marcelo Oliveira da Silva, Maria Inês Côrte Vitória

Resumo


Este artigo apresenta resultados de um estudo de tese doutoral sobre formação docente e educação inclusiva, discutindo e problematizando as potencialidades, as complementaridades e as limitações desses dois campos do conhecimento. A partir de abordagem qualitativa e baseando-se, principalmente, nas entrevistas concedidas por duas professoras de Educação Infantil e também por percepções anotadas no diário de aula, pode-se descrever: a) o entendimento que os próprios professores atuantes em contextos de educação inclusiva têm sobre o tema; b) os dilemas entre a formação docente e as práticas pedagógicas de inclusão; c) a necessidade fundamental de formação continuada para os professores que atuam em contextos de inclusão; d) o papel da formação inicial – no curso de graduação – para a motivação dos docentes acerca do campo de conhecimento da inclusão.

Palavras-chave


Formação Docente; Educação Inclusiva; Práticas Pedagógicas.

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