FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DILEMAS E DESAFIOS

Autores

  • Marcelo Oliveira da Silva
  • Maria Inês Côrte Vitória

Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de um estudo de tese doutoral sobre formação docente e educação inclusiva, discutindo e problematizando as potencialidades, as complementaridades e as limitações desses dois campos do conhecimento. A partir de abordagem qualitativa e baseando-se, principalmente, nas entrevistas concedidas por duas professoras de Educação Infantil e também por percepções anotadas no diário de aula, pode-se descrever: a) o entendimento que os próprios professores atuantes em contextos de educação inclusiva têm sobre o tema; b) os dilemas entre a formação docente e as práticas pedagógicas de inclusão; c) a necessidade fundamental de formação continuada para os professores que atuam em contextos de inclusão; d) o papel da formação inicial – no curso de graduação – para a motivação dos docentes acerca do campo de conhecimento da inclusão.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

SILVA, Marcelo Oliveira da; VITÓRIA, Maria Inês Côrte. FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DILEMAS E DESAFIOS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/793. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos