MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DE LAPTOPS NA SALA DE AULA

Autores

  • Eliana Maria Sacramento Soares Universidade de Caxias do Sul
  • Rosane Kohl Brustolin Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Convivência, acoplamento estrutural, mudanças nas práticas pedagógicas. Laptop educacional. Acoplamento tecnológico

Resumo

Apresentamos reflexões acerca de mudanças que ocorrem nas práticas pedagógicas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1 numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e categorização, em diálogo com alguns conceitos da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana. Esses movimentos permitiram inferir sobre mudanças nas práticas pedagógicas e na organização das tarefas de aprendizagem como recorrentes em um fluxo de convivência que é perturbado pela inserção do laptop no ambiente da sala de aula. Esses movimentos são precursores da constituição de uma forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento tecnológico, que pode possibilitar a emergência de novas significações da sala de aula, no contexto da inserção digital.

Biografia do Autor

Eliana Maria Sacramento Soares, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1977), licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é pesquisadora e professora do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia da Universidade de Caxias do Sul, RS. É membro do corpo permanente do programa de pós-graduação, Mestrado em Educação, dessa Universidade de atuando na linha de pesquisa Educação, linguagem e tecnologia. É líder do grupo de pesquisa Lavia - Laboratório de ambientes virtuais de aprendizagem. Participa de projetos de pesquisa, como coordenadora e como colaboradora, em temas relacionados a: formação docente no contexto da cultura digital; tecnologia e cognição; tecnologia digital e processos educativos, tecnologia e cognição.

Rosane Kohl Brustolin, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), tendo realizado pesquisa na linha Linguagem e Educação, sob o tema: A linguagem da educação ambiental e a construção da pertença planetária. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática, Especialização em Formação Holística de Base. Atuou na rede estadual de ensino, de 1977 a 2009, como professora de Matemática do Ensino Fundamental e Médio e Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos. Atuou na rede municipal de ensino do município de Farroupilha de 1994 a 2007, como professora, coordenadora de grupos de estudo de Matemática e pesquisadora do Departamento de Estatística da Secretaria Municipal de Educação. Atuou no projeto "Ler e compreender o mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea" na Universidade de Caxias do Sul, como professora nos cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização de 2011 a 2013.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

SACRAMENTO SOARES, Eliana Maria; BRUSTOLIN, Rosane Kohl. MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DE LAPTOPS NA SALA DE AULA. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/796. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos