MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA INSERÇÃO DE LAPTOPS NA SALA DE AULA

Eliana Maria Sacramento Soares, Rosane Kohl Brustolin

Resumo


Apresentamos reflexões acerca de mudanças que ocorrem nas práticas pedagógicas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1 numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e categorização, em diálogo com alguns conceitos da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana. Esses movimentos permitiram inferir sobre mudanças nas práticas pedagógicas e na organização das tarefas de aprendizagem como recorrentes em um fluxo de convivência que é perturbado pela inserção do laptop no ambiente da sala de aula. Esses movimentos são precursores da constituição de uma forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento tecnológico, que pode possibilitar a emergência de novas significações da sala de aula, no contexto da inserção digital.

Palavras-chave


Convivência; acoplamento estrutural; mudanças nas práticas pedagógicas. Laptop educacional. Acoplamento tecnológico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Eliana Maria Sacramento Soares, Rosane Kohl Brustolin

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: