DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR EMPREENDEDOR E SUSTENTÁVEL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOB UMA PERSPECTIVA DE ENSINO CTS

Autores

  • Diógenes Gewehr Centro Universitário Univates
  • Eniz Conceição Oliveira Centro Universitário Univates
  • José Cláudio Del Pino Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Prática CTS, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Pesquisa, TICs.

Resumo

Este artigo relata uma experiência em sala de aula desenvolvida com alunos da educação básica, na disciplina de Ciências, no município de Lajeado/RS/Brasil, por meio da perspectiva de ensino Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). O estudo tem como objetivo proporcionar aulas mais participativas e envolventes, explorando o tema empreendedorismo sustentável de forma interativa e prática, com a produção de um produto sustentável. Para definição e confecção do produto, os alunos fizeram uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e realizaram pesquisa de campo, com perguntas abertas e fechadas, na comunidade em que estão inseridos. Os dados foram tabulados e o produto foi confeccionado, utilizando materiais recicláveis. A prática foi além da temática, envolvendo operações matemáticas, tecnologias, questões ambientais e valores humanos, aliando ciência, tecnologia e sociedade, oportunizando ensino e aprendizagem mais significativos e marcantes para os alunos.

Biografia do Autor

Diógenes Gewehr, Centro Universitário Univates

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino da UNIVATES. Bolsista PROSUP/CAPES. Graduado em Biologia e Especialista em Gerenciamento Ambiental (ULBRA). Especialista em Docência no Ensino Superior (UNIASSELVI).

Eniz Conceição Oliveira, Centro Universitário Univates

Profª Drª no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES. Doutora em Química (UFRGS).

José Cláudio Del Pino, Centro Universitário Univates

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino da UNIVATES. Doutor em Engenharia de Biomassa (UFRGS).

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

GEWEHR, Diógenes; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Cláudio. DESENVOLVIMENTO DE UM OLHAR EMPREENDEDOR E SUSTENTÁVEL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SOB UMA PERSPECTIVA DE ENSINO CTS. Revista Signos, [S. l.], v. 36, n. 2, 2015. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/798. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos