CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA INSERÇÃO DO MULTICULTURALISMO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Cadidja Coutinho, Raquel Ruppenthal

Resumo


A estreita relação entre cultura e ciência, seus aspectos subjacentes e sua importância no processo de ensino e aprendizagem têm sido motivo de recentes debates. As problemáticas da diversidade cultural e a perspectiva multicultural requerem a adoção de práticas e de estratégias adequadas para atender a essa nova realidade que também se faz presente no espaço escolar. O papel docente torna-se fundamental na articulação das culturas por meio de sua prática, sua formação e seu comportamento no âmbito escolar. Por conseguinte, o presente trabalho tem como finalidade a inserção de aspectos do multiculturalismo, por meio de alternativas pedagógicas, na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, buscando contribuir para a futura prática docente dos licenciandos no que tange à consideração e ao respeito da diversidade cultural. Como resultados, o grupo de licenciados atribui importância à inserção multicultural no contexto educacional, acompanhado de estratégias pedagógicas eficazes.

Palavras-chave


Pluralidade cultural; Docência; Estratégias didáticas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadidja Coutinho, Raquel Ruppenthal

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Tradução automática: