CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA INSERÇÃO DO MULTICULTURALISMO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Cadidja Coutinho URI Campus Santiago
  • Raquel Ruppenthal UFSM

Palavras-chave:

Pluralidade cultural, Docência, Estratégias didáticas

Resumo

A estreita relação entre cultura e ciência, seus aspectos subjacentes e sua importância no processo de ensino e aprendizagem têm sido motivo de recentes debates. As problemáticas da diversidade cultural e a perspectiva multicultural requerem a adoção de práticas e de estratégias adequadas para atender a essa nova realidade que também se faz presente no espaço escolar. O papel docente torna-se fundamental na articulação das culturas por meio de sua prática, sua formação e seu comportamento no âmbito escolar. Por conseguinte, o presente trabalho tem como finalidade a inserção de aspectos do multiculturalismo, por meio de alternativas pedagógicas, na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, buscando contribuir para a futura prática docente dos licenciandos no que tange à consideração e ao respeito da diversidade cultural. Como resultados, o grupo de licenciados atribui importância à inserção multicultural no contexto educacional, acompanhado de estratégias pedagógicas eficazes.

Biografia do Autor

Cadidja Coutinho, URI Campus Santiago

Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus Santiago Doutoranda no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQV) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Raquel Ruppenthal, UFSM

Doutoranda no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQV) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

04-06-2016

Como Citar

COUTINHO, Cadidja; RUPPENTHAL, Raquel. CULTURA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA INSERÇÃO DO MULTICULTURALISMO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/999. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos