CARACTERÍSTICA

O Técnico em Radiologia prepara profissionais competentes na aquisição de imagens analógicas e digitais, no posicionamento dos pacientes submetidos a exames radiográficos, assim como na correta aplicação das normas de biossegurança e de proteção radiológica.

O curso embasa sua proposta no entendimento da saúde como bem comum do cidadão, que lhe oportuniza perspectiva de usufruir melhores condições de vida e que transcende a visão setorial. Utiliza novas tecnologias, mas sem prescindir de valores sociais, políticos e éticos e mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O técnico em Radiologia pode exercer suas habilidades e conhecimentos geralmente na área da saúde.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho do profissional técnico em Radiologia é amplo na área da saúde, podendo trabalhar em hospitais, unidades básicas de saúde e clínicas.

PERFIL DO DIPLOMADO

O técnico em Radiologia é o profissional de saúde que poder realizar as seguintes atividades:

  • • diferenciação das características dos principais exames radiológicos, correlacionando-os com as solicitações de exames;
  • • realização dos protocolos, preparação prévia, orientação e preparo psicológico do cliente/paciente para os exames radiológicos;
  • • organização das atividades da área, caracterizando espaço e limites de atuação do profissional de nível técnico.

MAIS SOBRE O TÉCNICO

A organização curricular do curso Técnico em Radiologia está estruturada em componentes curriculares de fundamentos no eixo tecnológico ambiente e saúde, visando à compreensão do princípio da integralidade no atendimento da saúde, e em componentes curriculares que aprofundam conceitos e procedimentos específicos da radiologia, totalizando 1.200 horas de aula, além de 400 horas de estágio supervisionado.

A Univates agrega conceitos relacionados à formação de imagens digitais e protocolos de transmissão, de forma que o estudante domine tecnologias digitais atuais e acompanhe a evolução recorrente da área. O foco do currículo do curso é desenvolver competência técnica a partir do domínio das ferramentas tecnológicas mais atuais, sem abrir mão das técnicas tradicionais. Contudo, o diplomado também deve demonstrar postura profissional condizente com os princípios que regem as ações na área de saúde, percebendo-se como componente de equipes multidisciplinares, relacionando-se de forma responsável com colegas e pacientes e contribuindo de forma efetiva para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde.



INSCRIÇÃO ON-LINE TENHO INTERESSE

Carga Horária
1600h

Turno
Noturno

Duração mínima
2 anos e meio

Requisito
Ensino Médio Concluído e ter 18 anos completos

Coordenação
jorge eugenio friedrich junior
tec-radiologia@univates.br

Contato
Fone: (51) 3714-7000 ramais 5024 e 5025
Sala 100-2
E-mail: cep@univates.br