Biblioteca Digital da Univates
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Letramento matemático e números: Contribuições de uma prática pedagógica com alunos do sexto ano do ensino fundamental
(2025-02) Schell, Lucineia; Quartieri, Marli Teresinha; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Giongo, Ieda Maria; Vivian, Danise; Muller, Ana Paula Krein
O Letramento Matemático, enquanto prática social que permeia toda a trajetória escolar, deve ser introduzido já nos primeiros momentos, até mesmo antes do início formal da vida escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Essa abordagem deve ser desenvolvida ao longo dos anos, contribuindo de forma significativa para a formação integral dos alunos. Nesse contexto, a presente dissertação investigou práticas pedagógicas relacionadas à unidade temática "Números" para promover o Letramento Matemático aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na única escola pública estadual de Vera, Mato Grosso. A pesquisa qualitativa utilizou gravações de áudio, diário de campo, reflexões da pesquisadora e análise das atividades dos alunos. A prática ocorreu em nove encontros entre junho e agosto de 2024, com seis alunos de onze e doze anos, nas aulas de reforço escolar. As atividades, fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), abordaram conteúdos dos Anos Iniciais, como quantificação, composição, decomposição e o sistema de numeração decimal. Um estudo exploratório realizado em 2023, envolvendo conteúdos do 5º ano, orientou a organização das atividades e ajudou a pesquisadora, não docente, a se familiarizar com o contexto. Os resultados indicam avanços na compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, especialmente de quantificação, decomposição e sistema decimal, tanto no cenário escolar quanto no cotidiano. Apesar disso, persistem lacunas que demandam acompanhamento contínuo e estratégias que retomem conteúdos básicos. A integração da Matemática com situações práticas se mostrou eficaz, despertando maior interesse e motivação nos alunos. Conclui-se, portanto, que práticas pedagógicas contextualizadas e bem estruturadas podem contribuir significativamente para o Letramento Matemático mesmo aos alunos com dificuldades. Outro resultado dessa dissertação é a elaboração de um Produto Educacional, na forma de uma sequência de atividades, intitulado “Compreensão do sistema de numeração decimal e letramento matemático: atividades com ênfase em quantificação, decomposição e composição de numerais”, que pode ser replicado em distintos contextos.
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Caracterização clínica dos pacientes com fendas orais em acompanhamento em um centro de referência para deformidades craniofaciais no rio grande do sul entre os anos de 2010-2020
(2022-08) Bruxel, Carla Luísa; Silva, André Anjos da; http://lattes.cnpq.br/7827367510326913; Silva, Guilherme Liberato da; Contini, Verônica; Paskulin, Livia Dàvila
Introdução: As fissuras labiopalatais são as malformações craniofaciais mais comuns e ocorrem quando há falha na fusão dos processos embrionários responsáveis pelo desenvolvimento da face. Sua etiologia é multifatorial, já que engloba tanto fatores ambientais quanto genéticos. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil epidemiológico dos pacientes com fendas orais em acompanhamento em um serviço multidisciplinar referência do Vale do Taquari, nos anos de 2010 a 2020. Além disso, também tem o propósito de conhecer as características clínicas dos pacientes com fissuras orais e avaliar os fatores associados às fendas orais no período da amostragem. Métodos: O presente trabalho é um estudo transversal qualiquantitativo, no qual foram analisados 1191 prontuários de pacientes que iniciaram atendimento no Serviço durante o período de 2010 a 2020. A partir dos dados coletados foi criado um banco de dados formatado no Excel, sendo realizada uma análise estática. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (Coep/Univates). Resultados: Dos 1191 pacientes que foram elegíveis para esta pesquisa, o sexo masculino foi o mais acometido 56,9%. A fissura mais frequente foi transforame (44%). Em relação a lateralidade, houve um predomínio da fissura à esquerda (37,7%). O sexo masculino apresentou mais defeito pre-forame enquanto o femino mais pós forame. A mediana do fechamento do lábio se deu aos 6 meses e a do palato aos 18 meses. Quando houve malformações associadas, a sequência de Pierre Robin foi a mais relatada. Em relação ao histórico gestacional das mães dos pacientes atendidos, a maioria não fez uso de álcool, medicamentos, drogas e tabagismo. A maioria das mães também negou doenças maternas durante a gestação e histórico de aborto ou natimorto anterior. As mulheres com 20-30 anos foram as que apresentaram maior porcentagem de filhos com fendas orais. Conclusão: a partir do nosso estudo conseguimos afirmar que a fissura transforame é a mais prevalente, que o lado esquerdo é o mais acometido e que a fissura bilateral se mostrou relevante na amostra. Mesmo com muitos prontuários com falta de informações foi possível criar um banco de dados e traçar o perfil epidemiológico das fendas orais dos pacientes atendidos na instituição localizada no Vale do Taquari no Rio Grande do Sul.
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Inventariando memórias de gestos docentes
(2025-02) Santos, Tatiana Linhares dos; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Olegário, Fabiane; Costa, Cristiano Bedin da; Volkmer, Márcia Solange
Trata-se do percurso das inquietações que atravessam minha trajetória como professora/atriz e pesquisadora, tendo como foco o gesto docente. O gesto não apenas como uma ação funcional, mas como manifestação sensível e singular, marcado nos corpos dos professores. Parte-se da leitura e estudo dos pensadores Michel Foucault, Giorgio Agamben, Julio Groppa Aquino, Jorge Larrosa, Gilles Deleuze, entre outros, com o objetivo de tentar compreender o gesto docente a partir da relação do professor com o seu ofício. A pesquisa fundamenta-se metodologicamente na perspectiva foucaultiana de arquivo e nos procedimentos arquivísticos delineados por Aquino (2020), o qual consiste em três eixos: o temático, o qual rastreou produções acadêmicas sobre gesto e docência no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; o teórico, que buscou percorrer a produção discursiva de alguns pensadores que se debruçam sobre a noção de gestos e aproximar o gesto docente do gesto do ator, e o empírico, que propôs encontros com professores do nono ano do ensino fundamental para inventariar suas memórias gestuais docentes. Esses encontros foram pautados em experimentações a partir de algumas obras artísticas, cujo propósito é que servissem de disparadores de memórias, gestos e experiências docentes. Acessar e inventariar as memórias de gestos docentes buscou provocar o grupo de participantes a compreender que os gestos não se restringem ao campo da técnica ou da repetição mecânica. Eles podem emergir como uma expressão autoral, um modo único de existir no mundo enquanto professor. Por fim, os ditos e escritos dos professores participantes geraram um breve inventário de gestos docentes.
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Indicadores de ESG para indústria de equipamentos de estética
(2024-02) Arenhart, Marco Balbinot; Barden, Júlia Elisabete; http://lattes.cnpq.br/2618070777171361; Sindelar, Fernanda; Mecca, Marlei Salete; Cyrne, Carlos Cândido da Silva
Este trabalho tem como objetivo elaborar uma matriz de indicadores de ESG para empresas do segmento de equipamentos de estética. Para isso, foi desenvolvida uma matriz de materialidade única baseada em temas relacionados a ESG, conforme a norma técnica PR 2030 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após a elaboração, a matriz foi aplicada e validada junto a uma empresa do setor localizada na Região Sul do Brasil, envolvendo um questionário composto por 36 perguntas distribuídas nas dimensões Ambiental, Social e de Governança. As respostas foram avaliadas utilizando a Escala Likert de 5 pontos, com pontuações mínimas e máximas atribuídas a cada item. Após a realização da pesquisa, foram selecionados nove indicadores de desempenho. A escolha desses indicadores considerou as particularidades e demandas da organização, levando em conta sua estrutura, estratégia e desafios operacionais. Assim, a matriz de materialidade proposta representa um instrumento relevante que por meio dos 36 indicadores retrata as especificidades deste segmento.
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Cultivo de Ludwigia peruviana (L.) H.Hara (Onagraceae) em solos contendo diferentes proporções de lodo de curtume com cromo
(2024-12) Schneider, Giovana; Hoehne, Lucélia; http://lattes.cnpq.br/1088266827926373; Freitas, Elisete Maria de; Borsoi, Cleide; Steffens, Juliana
Os metais pesados são substâncias tóxicas, dos quais o cromo (Cr) é prejudicial ao organismo e ao ambiente. O Cr é um dos mais nocivos, podendo se acumular no sistema nervoso, causando disfunções comportamentais. Por outro lado, as indústrias de couros são importantes para geração de empregos, porém seu processo produtivo gera contaminantes, como o Cr, que apresentam complexidade no tratamento final, podendo causar a contaminação de solos ou águas subterrâneas. Existem diferentes tipos de tratamentos de solos contaminados, porém a identificação em relação à contaminação destes, por vezes, torna-se cara ou utiliza ferramentas de grande impacto ao meio ambiente. Assim, o biomonitoramento utiliza plantas nativas que funcionam como bioindicadoras, processo acessível que garante a percepção de contaminantes no solo por meio das características fisiológicas que a planta apresenta. Este estudo avaliou a potencialidade da Ludwigia peruviana (L.) H.Hara (Onagraceae) como bioindicadora e tolerante a locais contaminados com lodo de curtume contendo Cr. Inicialmente, foi coletado o lodo em uma indústria de couros após o processamento do filtro-prensa na estação de tratamento de efluentes e foi determinada a concentração de Cr pelo espectrômetro de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES), além da caracterização físico-química do lodo. Para este estudo, indivíduos de L. peruviana foram coletados nas margens do rio Forqueta, Sul do Brasil, dos quais se produziram mudas a partir de estacas, que foram transferidas ao lodo de curtume. Os tratamentos realizados tiveram diferentes proporções: 0:100 (TA); 25:75 (TB); 50:50 (TC); 75:25 (TD) e 100:0 (TE), de substrato comercial e lodo de curtume semissólido, respectivamente. As plantas foram transferidas para vasos, mantidos em estufa com monitoramento diário de temperatura, umidade e irrigação, durante 90 dias, com controle semanal da morfologia vegetal e clorofila. Após, as plantas foram coletadas, separadas e analisadas. Como resultados têm-se o aumento de pH do solo em todos tratamentos pós plantio, valores de N e P tiveram uma redução de 50% após o plantio, e K teve seu resultado após plantio em torno de 20 mg/kg. Em relação ao tamanho e quantidade de raízes e brotos percebeu-se um melhor desenvolvimento em TB, TC e TD, onde havia uma associação entre o substrato e a quantidade de lodo de curtume, além de uma concentração menor de Cr. Entretanto, como o substrato utilizado apresentou quantidade considerável de Ni, no TB o tamanho e a quantidade de raízes e brotos foram menores que no TC, mesmo tendo uma proporção de lodo de curtume menor. Houve a presença de clorose foliar em TA e TE; já a clorofila apresentou valores lineares nos TB, TC, TD e TE, demonstrando que o Cr não interferiu de forma significativa. Dessa forma, a L. peruviana é tolerante em determinadas condições e pode ser uma potencial bioindicadora de locais contaminados com Cr, como alternativa para utilização em locais contaminados com este elemento, auxiliando a pesquisa da biotecnologia ambiental.