Biblioteca Digital da Univates
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Formação continuada com professores dos anos iniciais: Uso de tecnologias digitais
(2024-12) Coutinho, Fabio Eduardo Braga; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Neuenfeldt, Derli Juliano; Forneck, Kári Lúcia; Santos, Cleydson Breno Rodrigues dos
A presente dissertação apresentou como objetivo investigar como uma formação continuada com professores do Ensino Fundamental I potencializa o uso das tecnologias digitais em suas aulas, a partir de um estudo de caso no município de Santana-Amapá-Brasil. A realização desta investigação trouxe, como justificativa, a importância da formação continuada de professores para o uso das tecnologias, especificamente para o componente curricular Matemática, pois uma parte significativa de alunos têm dificuldades na aprendizagem do referido componente curricular. Logo, o uso das tecnologias pode contribuir para potencializar as práticas docentes e, automaticamente, o aprendizado dos(as) alunos(as). Para tanto, realizou-se um estudo de caso, apoiado em uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, envolvendo 10 (dez) professores(as) do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Foram utilizados com instrumentos de coleta de dados: questionário com perguntas abertas e fechadas, observação participante, registro fotográfico, além de gravação de vídeo e áudio com a finalidade de registrar os momentos mais importantes da prática formativa. A referida investigação foi realizada em 4 (quatro) etapas: a primeira foi a aplicação de um questionário antes da prática formativa; a segunda fez alusão à prática formativa, dividida em 4 (quatro) encontros; a terceira correspondeu à socialização das atividades desenvolvidas em sala de aula pelos(as) professores(as) que participaram do curso de formação; finalizando com a avaliação da formação continuada, na qual foram apresentadas os pontos positivos e negativos. No decorrer da formação foram desenvolvidas práticas formativas, em que as professoras aprenderam a fazer uso das TDs por meio do aplicativo Calculadora Quebrada, Jogo PoliKalc, Jogo para 2: Math Duel, Jogo da Escola e Jogo Aritmética 1.036, como recursos didáticos no ensino de Matemática. Além de proporcionar momentos de socialização das atividades desenvolvidas e planejadas nas salas de aulas em que essas professoras atuam. Os resultados desta investigação demonstraram que há necessidade de formação continuada e melhorias estruturais para que as TDs possam de fato serem incorporadas no ensino da Matemática no Ensino Fundamental. Também, percebeu-se que a formação continuada quando está alinhada às necessidades dos docentes se torna um momento de engajamento, de envolvimento, de satisfação e de ensino significativo aos docentes, a fim de que propostas de TDs permitam impactar na atuação em sala de aula por meio desses profissionais. Apesar disso, entende-se que a implantação das TDs em sala de aula exige uma mudança estrutural e cultural, nesse estudo, especificamente sobre a Matemática, de maneira que as metodologias e as tecnologias digitais rompam com o estigma de abstrata e difícil que os conteúdos desse componente curricular carrega e torne o processo de ensino e de aprendizagem uma experimentação ativa, dinâmica, envolvente e acessível aos alunos, por meio das propostas dos professores. Além disso, mesmo com o interesse docente, pondera-se que os professores apresentaram algumas dificuldades no uso dos jogos digitais, especialmente no que se refere ao manuseio e funcionalidades, bem como, no planejamento de atividades com esses recursos, o que pode significar o pouco contado desses profissionais com as TDs, o que justifica o medo e as inseguranças que em alguns momentos fizeram parte do processe de ensino e de aprendizagem dos professores. Porém, enfatiza-se que as TDs permitem novas práticas e novos olhares sobre o fazer docente para que as transformações sejam duradouras e positivas. No decorrer de todas as etapas, pode-se observar que a formação continuada cumpriu com o propósito de instigar mudanças nas práticas docentes, pois permitiu a experimentação das TDs em sala de aula, possibilitou aos docentes acesso a novas formas de ensinar e tornou o processo de ensino e de aprendizagem, tanto da formação continuada, como da prática em sala de aula, mais interessantes aos alunos e eficaz do ponto de vista docente.
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Análise epidérmica em folhas cordaitaleanas do afloramento quitéria, eopermiano do sul da bacia do Paraná/RS, Brasil
(2025-06-16) Arend, Kelly de David Rodrigues; Schmidt, Isabela Degani; Jasper, André; http://lattes.cnpq.br/6553779481379743; Secchi, Mariela Inês; Galarce, Neli Terezinha Machado; Oliveira, Etiene Fabbrin Pires
O estudo das plantas fósseis e sua relação com o clima é fundamental para a reconstrução de padrões climáticos de ambientes pretéritos. Por meio da análise desses organismos, é possível compreender como as plantas responderam e se adaptaram a diferentes condições climáticas, influenciando diretamente na formação e migração dos biomas ao longo do tempo. A correlação entre a distribuição atual dos grandes biomas e as zonas climáticas da Terra reforça a ideia de que o clima desempenha um papel determinante na organização da vegetação. Nesse sentido, a investigação com fitofósseis torna-se essencial, pois fornece evidências concretas sobre essa interação entre clima e comunidades vegetais ao longo do tempo geológico. Uma avaliação minuciosa das folhas fósseis provenientes do afloramento Quitéria foi conduzida para determinar a preservação de detalhes epidérmicos em espécimes de provável afinidade cordaitaleana. Foram analisadas 28 amostras contendo 36 espécimes com a utilização de estereomicroscópio de alta resolução, o Zeiss Axio Zoom.V16, que permite magnificações de até 412x. O afloramento Quitéria está localizado no município de Pantano Grande/RS, incluído na Formação Rio Bonito, sul da Bacia do Paraná e, de acordo com datação radiométrica, é de idade Eopermiana (Asseliano, 296,97 +0,45/-0,72 Ma). Logo acima da camada rica em matéria orgânica da sucessão de fácies I–V, estão depositados quatro níveis paleoflorísticos distintos em sedimentos clásticos, com fitofósseis preservados em mineralização autigênica (moldes e contramoldes) e impressões. Da base para o topo, ocorrem: (1) nível de paleossolo com raízes de licópsidas; (2) nível com bases caulinares de licópsidas; (3) associação mista de folhas, frondes, ramos, caules e estruturas reprodutivas relacionadas à Flora Glossopteris; e (4) nível com a presença de folhas cordaitaleanas em arenito médio laminar, objeto do presente estudo. Os caracteres morfográficos dos espécimes fragmentários consistem em formato foliar espatulado de margens inteiras e nervuras longitudinais subparalelas a paralelas, sem anastomoses e nervura central. As análises epidérmicas revelaram a preservação de microestruturas diagnósticas como tricomas e estômatos em dois espécimes, permitindo a identificação da espécie Noeggerathiopsis brasiliensis (Guerra-Sommer) Guerra-Sommer & Degani-Schmidt, descrita para a Mina de Faxinal, distante cerca de 60 km de Quitéria, com idade radiométrica de 285,42 +1,2/-2,1 Ma (Eopermiano, Sakmariano). Dessa forma, o material identificado de Quitéria representa uma expansão da ocorrência da espécie na Bacia do Paraná e no Gondwana, tanto no espaço quanto no tempo, considerando as diferentes localidades e idades de deposição. Uma futura análise de folhas cordaitaleanas depositadas em diferentes coleções utilizando a metodologia aqui descrita poderá promover avanços na identificação da paleodiversidade do Neopaleozoico em nível de gênero e espécie.
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Quem sou eu? - Uma análise do processo de construção da identidade individual sob a perspectiva do design
(2022-11) Betti, Marcelo Julio dos Santos; Zarpellon, Vagner; Brod, Rodrigo de Azambuja; Meurer, Flávio Roberto
Este artigo tem por objetivo examinar e compreender o processo de construção da
identidade de um indivíduo por meio de diferentes aspectos sobre o mesmo tema. Por meio de
revisão bibliográfica, a partir dos argumentos dos autores Stuart Hall e Zygmunt Bauman sobre
identidade, e a sua relação com o consumo, de acordo com os estudos do autor Mike Featherstone,
procurou-se estabelecer uma conexão com o design, a partir dos autores Beat Schneider, Donald A.
Norman e Rafael Cardoso. Apesar de complexo e com vários fatores envolvidos, a compreensão será
pautada na construção da identidade como um processo contínuo e que obtém sua validação a partir
do consumo de bens e seus símbolos, e no design como mediador desse processo, que, ao
estabelecer um sistema de comunicação entre o produto consumido, o simbolismo que carrega e seu
consumidor, assume um papel fundamental e influencia diretamente na sua construção. A partir disso,
será possível entender como a identidade se constrói e, principalmente, como os processos que
levam à sua formação podem ser analisados, para então compreender melhor o papel que o design
desempenha nessa construção, reconhecendo-o como um produtor de símbolos e demonstrando que
ele não está ligado apenas a forma e função de um produto, mas também, e sobretudo, a importantes
aspectos de formação social.
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Estudo in silico da proteína purina nucleosídeo fosforilase humana: Uma proposta para identificação de inibidores com potencial imunomodulador
(2025-06) Giovanella, Luiza Dietrich Loch; Lima, Jeferson Camargo de; Timmers, Luís Fernando Saraiva Macedo; http://lattes.cnpq.br/6457381398342917; Silva, Guilherme Liberato da; Heidrich, Daiane; Caceres, Rafael Andrade
A Purina Nucleosídeo Fosforilase (PNP) humana é uma enzima essencial no metabolismo de purinas e no funcionamento do sistema imunológico, especialmente na resposta adaptativa. Sua deficiência genética causa imunodeficiência grave, tornando-a um alvo promissor para o desenvolvimento de terapias contra leucemia, gota, malária e doenças autoimunes. Esta dissertação tem como objetivo identificar potenciais inibidores da PNP por meio de triagem virtual in silico de pequenas moléculas. Foram analisadas 36 estruturas da enzima disponíveis no PDB, das quais 18 foram selecionadas por apresentarem ligantes relevantes. As interações proteína-ligante foram avaliadas com ferramentas como CASTp, PoseView e PyMOL, e os processos de redocking e triagem foram realizados com os softwares GOLD e DockThor. Os compostos INCTTB279 (DockThor) e INCTTB269 (GOLD) apresentaram alto potencial inibitório, superando o ligante de referência IM5 em algumas métricas. Os resultados reforçam a importância do uso de múltiplas ferramentas de docking para uma análise mais robusta e apontam compostos promissores para futuras validações experimentais e desenvolvimento de novos inibidores da PNP.
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Questões sociocientíficas e as enchentes do rio Taquari: potencialidades e desafios de uma sequência didática para problematizar conhecimentos científicos
(2025) Gass, Darlan; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; http://lattes.cnpq.br/9972914541597763; Neide, Ítalo Gabriel; Herber, Jane; Biazus, Marivane de Oliveira
Esta dissertação investigou as potencialidades do uso de questões sociocientíficas (QSC) como uma abordagem didática para problematizar e contextualizar conhecimentos científicos relacionados às enchentes recorrentes do Rio Taquari. O estudo examinou não apenas os aspectos científicos, mas também suas implicações ambientais, sociais e sua relação com os impactos das mudanças climáticas. O objetivo central desta pesquisa foi analisar as potencialidades e os desafios da aplicação de uma Sequência Didática (SD) desenvolvida para estudantes do Ensino Médio, buscando promover o desenvolvimento do pensamento crítico, a reflexão sobre problemas reais e a integração entre diferentes áreas do conhecimento científico e suas implicações nas práticas humanas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, estruturada a partir da análise de dados empíricos encontrados ao longo da implementação da SD em uma escola pública localizada na cidade de Lajeado, no estado do Rio Grande do Sul. Os resultados evidenciaram que a utilização de uma abordagem baseada em QSC tem um papel fundamental no estímulo à argumentação dos estudantes, incentivando o desenvolvimento de habilidades reflexivas, a construção de conhecimentos interdisciplinares e a tomada de decisões fundamentadas em evidências científicas. Além disso, constatou-se que essa metodologia contribui para a ressignificação e contextualização dos conteúdos científicos, tornando-os mais relevantes, aplicáveis e conectados à realidade vivenciada pelos alunos. Como contribuição prática da pesquisa, foi elaborado um produto educacional, na forma de uma sequência didática, que poderá ser replicada em diversos contextos escolares, intitulado “Questões sociocientíficas e mudanças climáticas: uma sequência didática para problematizar conhecimentos científicos da área de Ciências da Natureza”. Dessa maneira, a dissertação se consolidou como um apoio para o fortalecimento da educação científica e da formação cidadã crítica, promovendo um ensino de Ciências mais dinâmico, engajado e contextualizado com as demandas e desafios contemporâneos.