Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Orientador "Bublitz, Grasiela Kieling"
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- ItemAcesso AbertoAlfabetização e letramento: impactos das políticas públicas nas práticas escolares no ciclo de alfabetização em um município do Vale do Taquari/RS(2019-11) Primaz, Deise Janaína; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Percebe-se que as políticas públicas de alfabetização, bem como os conceitos de “alfabetização” e de “letramento”, vêm sofrendo alterações ao longo dos anos, gerando novas pesquisas, diferentes formas de conceituação e novas metodologias para suprir a demanda de um “novo” alfabetizar. Assim, esta monografia tem como objetivo analisar os impactos que as mudanças nas políticas públicas brasileiras de alfabetização promoveram nas práticas escolares de professores alfabetizadores. Metodologicamente, para realizar o desenvolvimento deste estudo, fez-se necessário, inicialmente, realizar uma pesquisa bibliográfica para compreender o significado dos termos relacionados ao processo de alfabetização e letramento, além de investigar e compreender quais foram as políticas públicas desenvolvidas, a nível nacional, no recorte histórico de 2005 a 2018 que remetiam as práticas de alfabetização e de letramento. Para embasar tais conceito fez-se uso de ideias e estudos de Soares (2003, 2004, 2010, 2012, 2018), Barbosa (1994), Carvalho (2015), Frade (2005), Kleiman (1995), Mortatti (2004) e Picolli, Camini (2012). No que compete às políticas públicas alfabetizadoras, contemplou-se um estudo e análise referente ao Programa Pró-Letramento e ao Programa Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC); além de enfatizar as normativas: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, e o Plano Nacional de Educação. Além disso, posteriormente, realizou-se uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, com o objetivo de compreender como eles avaliaram as formações das quais participaram, como aplicaram o aprendizado dessas formações em sala de aula e entender, através dos relatos dos professores, se essas formações impactaram nas suas práticas pedagógicas alfabetizadoras. Como processo de geração de dados, utilizou-se um questionário com todas as professoras do ciclo de alfabetização (1°, 2° e 3° ano) de um município do Vale do Taquari/RS. O município estudado tem três escolas que atendem o ciclo de alfabetização, todos os professores atuantes deste ciclo foram convidados a participar dessa pesquisa. Dos nove professores contatados, houve retorno de 6 e é sobre estes questionários que as análises deste estudo se desenvolveram. Como resultados desta pesquisa, pôde-se perceber o quanto os termos alfabetização e letramento se alteram ao longo da formulação, da composição escolar e do tempo em que passam a ser analisados. Além disso, a implementação e homologação das políticas públicas relacionadas a alfabetização, as quais são descritas nesta pesquisa, possibilitaram perceber que são criadas para que haja a melhora na qualidade da aprendizagem dos alunos, bem como, proporcionar aos profissionais estratégias para abordar a alfabetização e o letramento em suas práticas de sala de aula.
- ItemAcesso AbertoConsciência Fonológica na Educação Infantil: uma prática voltada a acadêmicos de Pedagogia(2015-06) Oliveira, Maria Eduarda Moesch De; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886A pesquisa com o título Consciência Fonológica na Educação Infantil: Uma Prática Voltada a acadêmicos de Pedagogia buscou investigar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e promoveu duas oficinas que os fizessem perceber a necessidade de desenvolver essa habilidade na Educação Infantil, com sugestões de atividades de estimulação da Consciência Fonológica. Antes e após a aplicação das oficinas, foram realizados questionários, a fim de perceber como era e o que mudou na visão dos acadêmicos acerca da importância do trabalho com a Consciência Fonológica. Além disso, foram analisadas detalhadamente as respostas dos acadêmicos nos questionários realizados antes e após a prática, bem como o referencial teórico pesquisado, com o intuito de identificar a importância de se trabalhar a Consciência Fonológica já na Educação Infantil e incentivar o professor a compreender a importância de atividades que envolvem a Consciência Fonológica. Para isso, oferecem-se atividades lúdicas que contribuirão para aprendizagens explícitas ao aluno que vão muito além do brincar. Para a realização desta pesquisa foram estudados autores (principalmente LAMPRECHT 2004 e ADAMS 2006) que defendem o trabalho com a Consciência Fonológica já durante a Educação Infantil, o que beneficia o processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças, assim como desenvolve habilidades de pré-leitura que tornarão mais natural o processo de alfabetização e a inserção da criança no ensino formal.
- ItemAcesso AbertoConsciência Fonológica: habilidade primordial a ser estimulada nas crianças em prol da alfabetização(2015-05) Osterkamp, Pauline; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886; Bublitz, Grasiela Kieling; Juchum, MaristelaA presente monografia enfatiza que a consciência fonológica assume um importante papel no sucesso da alfabetização e defende que ela deve ser estimulada nas crianças antes e durante esse processo. A questão norteadora da pesquisa foi a seguinte indagação: que estratégias o professor alfabetizador, em uma turma multisseriada, pode utilizar para desenvolver a consciência fonológica das crianças? A partir desse questionamento, definiu-se como objetivo geral: desenvolver a consciência fonológica de crianças, através de jogos e atividades, verificando possíveis avanços para o processo de alfabetização. Também, estabeleceu-se como objetivo analisar o nível de consciência fonológica de crianças de quatro a seis anos e observar seu interesse por atividades e brincadeiras envolvendo a linguagem. A pesquisa foi baseada na obra de Adams et al (2006) intitulada “Consciência Fonológica em crianças pequenas”, que apresenta testes e dinâmicas lúdicas, envolvendo a estimulação da consciência fonológica, e que já foram testados no Texas em turmas de pré-escola e resultaram na evolução das crianças em relação a aspectos fonológicos. Sendo assim, a metodologia consistiu em aplicar pré-testes no início do ano letivo, dinâmicas para estimular a consciência fonológica durante 30 encontros e pós-testes (iguais aos pré-testes), em uma turma multisseriada de pré-escola e 1º ano do ensino fundamental, numa escola rural de um município do Vale do Taquari, a fim de perceber possíveis avanços na capacidade de refletir conscientemente sobre os sons da fala. Os resultados apontam para o crescimento dos alunos em relação à capacidade de rimar, separar sílabas, perceber fonemas e indicam que a consciência fonológica contribui significativamente antes e durante o processo de alfabetização.
- ItemAcesso AbertoEra uma vez… a arte de contar uma história(2017-01) Cornelius, Emily; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886A contação de histórias é considerada uma forma de arte e consiste em um processo, que envolve a escolha da narrativa por parte do contador, a preparação da sua performance e os recursos utilizados por ele. O presente trabalho, baseado em uma pesquisa qualitativa, tem como objetivo investigar como a contação de histórias está inserida no contexto da Educação Infantil. Para tal, tomou-se como referência o levantamento bibliográfico e o levantamento de dados, obtidos por meio da observação de contações de histórias e da análise de um questionário sobre a inserção dessas narrativas nas práticas escolares. Participaram da pesquisa professoras atuantes em uma escola da rede privada, desde o berçário até a préescola. A bibliografia utilizada e a análise da pesquisa revelaram que as educadoras compreendem a contação de histórias como um processo, que depende do conhecimento prévio da narrativa a ser contada, da utilização de materiais e recursos e de outros fatores, que despertem o interesse dos alunos, possibilitando que eles perpassem uma aventura imaginária diante da performance do educador.
- ItemAcesso AbertoA linguagem no 2º ano do Ensino Fundamental: o que dizem os relatórios de avaliação?(2017-01) Schaurich, Maísa Alessandra; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886O presente trabalho de monografia apresenta uma investigação sobre a avaliação da linguagem de alunos de 2º Ano dos Anos Iniciais. Analisa-se se as professoras, ao avaliarem seus alunos, resgatam as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 1997). Constitui o problema de pesquisa: Os relatórios de avaliação elaborados por professores de 2º Ano contemplam o que indicam os PCN’s em relação à linguagem nesse período? Primeiramente, aborda-se um amplo referencial teórico sobre o histórico da alfabetização no Brasil, falando sobre a avaliação. Em seguida, apresenta-se o que os PCN’s trazem como base para o ensino da linguagem nos Anos Iniciais, primeiro ciclo. Para realização da pesquisa foram coletados relatórios de avaliação de alunos de uma escola Municipal do Vale do Taquari – RS, de duas turmas de 2º Ano, dos três trimestres do ano, contemplando 152 avaliações. A partir desse material foi analisado como as profissionais avaliam os alunos na área da linguagem, o que foi investigado por trimestre para observar o crescimento do conhecimento durante o ano. Ao longo da pesquisa, analisou-se o modo como os alunos são avaliados e se as professoras tomam como base os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (BRASIL, 1997). A análise dos documentos permite constatar vários pontos negativos e poucos positivos em destaque: nota-se claramente que a alfabetização – o ensino da linguagem – merece mais atenção na educação.
- ItemAcesso AbertoA ludicidade no processo de alfabetização(2019-06) Santos, Isóldi Dos; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886Este estudo aborda o uso de diferentes práticas lúdicas aliadas ao processo de ensino nos Anos Iniciais, unindo atividades lúdicas no processo de alfabetização, como jogos e brincadeiras de forma enriquecedora para a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Pretende-se verificar aqui como a ludicidade contribui na alfabetização dos alunos de primeiro e segundo anos do ensino fundamental, com base em alguns autores da área da educação, tais como Soares (2012, 2014), Kleiman (1995), Val (2006), Moyles (2002), Fortuna (2012), Kishimoto (2000) e Macedo, Petty e Passos (2000). A metodologia, de abordagem qualitativa, tem o objetivo de analisar como o lúdico é trabalhado nessas turmas. Para tanto, abarca o uso de questionários, junto a docentes dos Anos Iniciais de duas escolas, uma escola da rede pública e outra escola da rede privada de ensino, localizadas no Vale do Taquari /RS. Durante a visita realizada às escolas, foi possível perceber como as práticas lúdicas estão presentes no cotidiano escolar, pois, além do material apostilado oferecido pela instituição da rede privada e do livro didático na rede pública, os professores buscam formas de inserir a ludicidade no planejamento, seja por meio da música, do jogo ou das brincadeiras, tornando a aprendizagem mais convidativa e prazerosa.
- ItemAcesso AbertoNeurociência Linguística: a exploração da Consciência Fonológica na Educação Infantil(2015-06) Silva, Renata Da; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886; Bublitz, Grasiela Kieling; Forneck, Kári LúciaA presente pesquisa teve como tema a neurociência linguística e suas contribuições para o desenvolvimento de situações de aprendizagem que favoreçam a aquisição da consciência fonológica. O objetivo foi verificar como os estudos da neurociência linguística contribuem junto à práxis docente no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica nos processos iniciais de aquisição da leitura. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Para isso, foram realizadas entrevistas prévias com professores atuantes na Educação Infantil, na intenção de verificar quais suas concepções sobre a etapa inicial da leitura. O trabalho caracterizou-se por uma pesquisa-ação que se concretizou através de oficinas com crianças na etapa da Educação Infantil. Os resultados alcançados mostraram a importância do conhecimento docente no que se refere aos estudos apontados pela neurociência linguística. Considerando os processos iniciais da aquisição da leitura, objetivou-se, ainda, otimizar os processos de alfabetização como um processo contínuo.Conclui-se, assim, como os estudos da neurociência linguística apontam o desenvolvimento da consciência fonológica,sendo uma das principais etapas a serem desenvolvidas já na Educação Infantil. Desta forma, a intencionalidade que moveu essa pesquisa partiu da motivação de se pensar a educação como campo de diferentes possibilidades. A escrita encontra-se fundamentada em Adams (2006), Araújo (2011), Bublitz (2011), Carvalho (2004), Dambrowski (2004), Dehaene (2012), Freitas (2004), Maluf (2013), Morais (2013), Rodriguês e Tomitch (2004).
- ItemAcesso AbertoA percepção docente sobre o trabalho com música na educação infantil em um município da região do Vale do Taquari/RS(2019-11) Borba, Amanda Tayná De; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886A música é uma das mais belas formas de expressão já existentes, tão logo nascemos, já entramos em contato com um variado repertório sonoro que nos convidam a interagir, demonstrar sensações e explorar o mundo que está ao nosso redor. O presente estudo trata-se de uma monografia, que foi desenvolvida na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do curso de Pedagogia, que teve como objetivo geral analisar como os professores de Educação Infantil de um município da região do Vale do Taquari/RS compreendem a importância da música para o desenvolvimento da criança, a partir de sua experiência profissional. No que se refere aos objetivos específicos, através deste trabalho buscou-se conhecer as contribuições da música para o desenvolvimento da criança da Educação Infantil, analisar o que dizem os documentos curriculares publicados pelo Ministério da Educação em relação à música e conhecer como o ensino de música vinha sendo ofertado na rede municipal de ensino do município investigado. Em relação aos procedimentos metodológicos, a investigação foi de abordagem qualitativa, e foi fundamentada por meio de uma revisão bibliográfica e estudo de campo. A revisão bibliográfica, foi realizada por meio de um estudo de alguns autores, tais como: Brito (2003), Gianechini (2016), Medina (2018), Rosa (2018) e Tag (2015), que abordam sobre o processo de musicalização das crianças e a importância da música para o desenvolvimento infantil e pelo estudo de alguns documentos que abordam sobre o ensino de música no currículo da Educação Infantil, tais como: o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já o estudo de campo, envolveu um questionário que foi direcionado a alguns professores de Educação Infantil da rede municipal de um município da região do vale do Taquari/RS, por meio do qual buscou-se compreender a percepção docente sobre a importância da música para o desenvolvimento infantil. Resultados: diante do que foi investigado e de acordo com as respostas dos entrevistados, percebe-se que a música é uma ferramenta que contribui de diversas formas para o desenvolvimento geral da criança, tanto no que se refere a ampliação do vocabulário, quanto nas questões afetivas, sociais, e motoras, além de favorecer a aprendizagem e a criação.