Pedagogia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Pedagogia by browse.metadata.advisor "Costa, Cristiano Bedin Da"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessO Corpo-West: espasmódico, deteriorado, hipsarrítmico(2014-11) Mattiello, Morgana; Costa, Cristiano Bedin Da; http://lattes.cnpq.br/1830829812319182; Costa, Cristiano Bedin Da; Munhoz, Angélica VierInspirado em Francis Bacon, o texto que está por vir trata-se de um Tríptico. Três estudos para um novo retrato do Corpo-West. Trata-se de olhar a Síndrome de West a partir de cruzamentos operados entre a arte, a filosofia e a educação, tomando como intercessora central a pintura de Francis Bacon, tal como é percebida por Gilles Deleuze em Francis Bacon: lógica da sensação (1997). A pintura de Bacon, ao evitar o caráter meramente ilustrativo e narrativo da figura, configura-se como expressão artística de um pensamento que pretende escapar da representação, já que mantém seu compromisso com a criação de uma figura que não é abstrata, nem propriamente figurativa, mas abreviada até a força de sua intensidade. Trata-se de corpos-sensação, através dos quais pode-se pensar o Corpo-West através de outras possibilidades, outros meios, ou seja, através de fios condutores para novas formas de percepção. Trata-se de, ao aproximar-me de tais planos de criação, pensar de que maneira também a Pedagogia pode, em sua prática cotidiana, arquitetar uma géstica com força suficiente para também ser inventiva, e não apenas reprodutora. Trata-se de uma aprendizagem-deleuziana, na qual o aprender não implica em um movimento na ideia, mas em um movimento na sensibilidade, no corpo. Aprendizagem da Sensação. Trata-se de uma Pedagogia que sugere a imanência da vida, o seu infinito conjunto de todas as imagens, para além do orgânico e da pessoalidade. Pedagogia da Sensação. Em meio à arte e à filosofia, as imagens do Corpo-West configuram novos delineamentos, novas intensidades, novas sensações. Em certo sentido, trata-se de tomar o próprio corpo como pensamento e arte, para então criá-lo, recriá-lo e inscrevê-lo em novos movimentos: espasmódicos, deteriorados e hipsarrítmicos.
- ItemOpen AccessViolência simbólica: uma reflexão acerca do habitus docente(2014-11-28) Brandt, Jóice; Costa, Cristiano Bedin DaO presente trabalho de conclusão apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o habitus docente e a violência simbólica. O objetivo deste trabalho é investigar de que forma a violência simbólica se manifesta, no campo escolar, através do habitus docente inserido no contexto curricular. Para tanto, são abordados os conceitos de campo, habitus e violência simbólica, de Pierre Bourdieu. O presente estudo se justifica por ser, atualmente, indispensável tratarmos sobre a violência em relação ao espaço escolar. Neste sentido é também de total relevância a discussão acerca de uma violência simbólica, que não se manifesta por agressões físicas, mas que pode estar implícita nas ações e relações de todos os indivíduos que são parte do espaço escolar. Através de estudos teóricos dos conceitos de Pierre Bourdieu, análise de questões pertinentes ao currículo escolar e de relações com a própria prática docente, pretende-se pensar na forma que a violência simbólica pode se manifestar por meio do habitus docente.