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Browsing Pedagogia by browse.metadata.advisor "Giongo, Ieda Maria"
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- ItemOpen AccessModelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o 5º ano(2015-06) Kuhn, Magáli Schuster; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Hauschild, Cristiane AntoniaEste trabalho relata algumas ações de uma pesquisa intervenção que tem como foco a Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escolha da temática se deu tendo em vista que existem poucos estudos realizados com este foco e que estejam direcionados aos primeiros anos do Ensino Fundamental, conforme constatado nas buscas realizadas no Banco de Teses do Portal da Capes e Biblioteca Digital UNIVATES. A questão de pesquisa - quais as possibilidades e limitações de uma prática pedagógica investigativa efetivada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental tendo como aportes teóricos estudos do campo da Modelagem Matemática – delineou os objetivos que se constituem em avaliar as contribuições da prática pedagógica na reflexão crítica do aluno frente a questões sociais; promover nos discentes a capacidade de fazer uso de conhecimentos vinculados à disciplina de Matemática em outras áreas do conhecimento, e em situações cotidianas, bem como contribuir para a disseminação de conhecimentos relativos à Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico está alicerçado em conceitos e contribuições de Biembengut e Hein (2005), Burak e Aragão (2012), Barbosa (2001, 2004), Silva e Barbosa (2011) e Silva, Barbosa e Oliveira (2013). Os conteúdos matemáticos abordados emergiram a partir de temas de interesse dos estudantes, evidenciados por meio de diálogos efetivados no início da referida prática, que ocorreu nos meses de março, abril e maio de 2015 em uma escola pública da região do Vale do Taquari, RS. Por conta do referencial teórico escolhido para sustentar a pesquisa intervenção, a metodologia de investigação caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e o material de pesquisa se constitui em diário de campo da professora pesquisadora, filmagens da prática pedagógica e material escrito e produzido pelos alunos. Os resultados provenientes da pesquisa apontam olhares sobre: a escrita dos alunos; uso de diferentes formas de pensar matematicamente; e crescimento da turma frente às questões sociais discutidas ao longo dos encontros.