Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Orientador "Hattge, Morgana Domênica"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoAtividades formais de alfabetização na pré-escola: o olhar das crianças(2019-11) Klein, Andressa Lana; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307O seguinte trabalho é fruto do projeto de pesquisa de Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. A pesquisa parte do tema “atividades formais de alfabetização na Educação Infantil como meio de preparação para o Ensino Fundamental”, tendo como problema “Como as crianças significam as atividades formais de alfabetização desenvolvidas na pré-escola?”. Assim o objetivo principal é compreender como as crianças da pré-escola significam as atividades formais de alfabetização. Em um primeiro momento da escrita é analisado questões acerca da legislação brasileira que orientaram e orientam a Educação Básica. Do mesmo modo, para poder entender a importância da Educação Infantil é analisado os três últimos documentos norteadores da Educação Infantil. Na sequência é apresentado como se deu a pesquisa a campo realizada em uma escola do interior do Rio Grande do Sul. Ao longo da escrita é dialogado com trechos das rodas de conversas realizadas com as crianças participantes. Por fim, busca-se encontrar respostas para as inúmeras perguntas que surgirão ao longo do percurso.
- ItemAcesso AbertoEscola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental – EMAFA: um currículo diferenciado e seus efeitos nos anos iniciais(2015-06) Maggioni, Priscila; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307Esta monografia tem como objetivo analisar que efeitos o currículo diferenciado da Escola Municipal de Ensino Fundamental Agrícola, Florestal e Ambiental (EMAFA), proposto para os anos finais do ensino fundamental, produz na Proposta Pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental da escola, localizada na cidade de Ilópolis/RS/Brasil. A metodologia deste estudo envolveu entrevistas com professores da escola, observações e anotações em diário de campo, realizadas durante as três visitas à escola. O material proporcionou momentos de reflexão e análise sobre a temática abordada na pesquisa. Entre elas, que a escola além de apresentar um currículo diferenciado, segue a obrigatoriedade institucional ditada pelos poderes públicos e pelas leis que regularizam a educação. Visa, também, experienciar a educação de outras formas, o que possibilita pensar, criar e recriar o currículo, reinventar o meio ambiente, os modos de ensino, de vida, valorizando a educação com qualidade. É uma escola que apresenta algumas especificidades, na busca individual do aluno pela compreensão do mundo onde vive, assim como a identificação dos valores da sociedade atual, o respeito à individualidade e às questões relacionadas ao meio ambiente. O estudo mostra que escola tem uma preocupação em apresentar para seus alunos que é possível viver no meio rural, produzir nele e ter uma vida confortável, sem necessariamente sair da região e atender aos apelos de uma sociedade consumista. A proposta diferenciada, que em uma primeira análise dirigia-se aos anos finais do ensino fundamental, produz efeitos nos anos iniciais. A mesma constitui o currículo, as relações existentes no ambiente escolar, que envolvem de certa maneira todos, desde os alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. Busca trazer para o convívio escolar a presença e conhecimentos das famílias, fazendo com que estas sintam-se participantes do aprendizados dos jovens inseridos nesse espaço escolar, que além de seguir currículos previamente estipulados, conseguem somar um currículo que seja pensado a partir da realidade e diversidade da sociedade onde a escola está inserida. Assim, propiciando momentos de compartilhamentos de conhecimentos, sendo que consideram estes de grande importância para o bom desenvolvimento da educação local.
- ItemAcesso AbertoA gestão escolar frente aos processos de ensino e de aprendizagem na educação infantil(2019-01-24) Silva, Josiane Lopes Da; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307No presente resumo destaca-se que na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB/96 (BRASIL, 1996), a Educação Infantil é descrita como sendo a primeira etapa da Educação básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A lei também define que a Educação Infantil será oferecida nas creches, para crianças de até três anos de idade e pré-escolas para as crianças de quatro a cinco anos de idade. Desta forma a pesquisa tem como tema “A gestão escolar e o acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem em escolas públicas municipais de Educação Infantil na cidade de Bom Retiro do Sul - RS”, e se desenvolve com o objetivo de verificar como os gestores das escolas de Educação Infantil de Bom Retiro do Sul-RS, município do Vale do Taquari-RS acompanham os processos de ensino e de aprendizagem em suas instituições. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e de campo. No desenvolvimento da pesquisa bibliográfica foi realizado levantamento do estado da arte acerca da história da Educação, o desenvolvimento da Educação Infantil, a gestão escolar e suas funções, as políticas públicas para a Educação Infantil, bem como o olhar do gestor para os processos de ensino e de aprendizagem. Para a pesquisa de campo foram desenvolvidas entrevistas, com cinco questões pertinentes ao tema do estudo, com gestores de escolas de Educação Infantil públicas de Bom Retiro do Sul-RS; as mesmas foram gravadas e transcritas para posterior análise. Analisando as respostas obtidas, foram elencadas quatro categorias de análise: observação, planejamento, avaliação e reuniões pedagógicas. Assim através das categorias destacadas foi possível obter respostas ao problema de pesquisa: como os gestores de escolas municipais de Educação Infantil do município de Bom retiro do Sul-RS acompanham os processos de ensino e de aprendizagem em suas instituições? Sendo pertinente a pesquisa, considerar que todas essas ações desenvolvidas pelos gestores têm a intencionalidade de acompanhar o andamento do trabalho dos professores, e também o impacto que suas ações vem gerando no desenvolvimento dos seus alunos.
- ItemAcesso AbertoIniciação à docência na pedagogia: contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID na formação dos bolsistas(2014-11) Gräbin, Camila; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307O estudo investiga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) com o objetivo de compreender as contribuições do Programa na formação dos bolsistas do Subprojeto de Pedagogia do Universidade do Vale do Taquari Univates, analisando de que forma a inserção no PIBID contribui na formação inicial de professores no contexto em questão. Para o desenvolvimento da pesquisa fez-se necessário problematizar a docência na educação básica, pensando em como se dá a formação dos professores no Brasil hoje, bem como fazer uma apresentação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com sua história, abrangência e objetivos frente à educação do país. Ainda, procurou-se conhecer a trajetória do PIBID no Universidade do Vale do Taquari Univates, dando ênfase ao curso de Pedagogia e seu Subprojeto. Como caminho de investigação, foram realizadas entrevistas com oito bolsistas de iniciação à docência dos Subprojetos de Pedagogia. A organização dos dados produzidos nas entrevistas possibilitou analisar nesta pesquisa a relação entre teoria e prática, a vivência da escrita acadêmica, e o contato do bolsista com o espaço escolar. Para concluir, busca-se refletir sobre o saber pela experiência em relação à formação dos bolsistas, chegando-se a conclusão de que o Pibid contribui em diferentes aspectos para a formação docente.
- ItemAcesso AbertoPedagogia Empresarial: diferentes concepções e formas de atuação(2015-06) Lorensini, Cristiani Maria Jora; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307Este trabalho apresenta reflexão e análise da Pedagogia Empresarial e da atuação do profissional Pedagogo no contexto das empresas. Percebeu-se a Pedagogia Empresarial como um novo campo de atuação para o Pedagogo. A partir disso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para uma abordagem inicial do tema. Em seguida, foram analisadas as respostas obtidas a partir de um questionário direcionado a pedagogos atuantes em empresas de diferentes estados do Brasil. Os resultados da pesquisa possibilitam compreender a grande importância desse profissional dentro das empresas, atuando em diferentes frentes e promovendo o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores das empresas.
- ItemAcesso Aberto"Quebra galho?" O trabalho do monitor na educação infantil(2019-01-25) Dörr, Bruna Cristina; Hattge, Morgana Domênica; http://lattes.cnpq.br/5058446895473307Este estudo é fruto de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, que tem como objetivo principal analisar a maneira que se estabelecem as organizações de trabalho do monitor de Educação Infantil, percebendo nas suas práticas diárias o desenvolvimento da criança dentro do espaço de sala de aula. Na Educação Infantil, temos a figura do monitor, que atua no espaço escolar auxiliando o professor e, principalmente, os alunos na execução de suas atividades diárias. Neste trabalho, serão abordadas questões gerais sobre o monitor, como também a formação que é exigida por lei. Aspectos do trabalho do cuidador de crianças nos espaços de educação nos primórdios do jardim de infância também foram abordados. Fazem-se presentes o registro histórico do monitor, bem como leis e editais de concurso público da cidade de Lajeado (RS), no Vale do Taquari, com atribuições especificadas por cargo. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas entrevistas gravadas com quatro alunas do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari (Univates). A entrevista buscou saber como essas monitoras se veem no ambiente escolar e na rotina de sala de aula, além de compreender a percepção de cada uma sobre as atribuições do monitor na Educação Infantil. Para análise de dados, criaram-se duas categorias de análise. A primeira delas, intitulada “Quebra-Galho”: a monitora da Educação Infantil, no cotidiano da escola, traz excertos e reflexões sobre as atribuições dos monitores na sala de aula. A segunda categoria, “Como não tem professor, a gente faz”: o planejamento do dia a dia da monitora de Educação Infantil, traz aspectos importantes, como a falta de planejamento por parte das monitoras da Educação Infantil. Não foi objetivo do estudo comparar profissões, mas sim compreender qual é o papel do monitor e as suas atribuições dentro da sala de aula rotineiramente, visando a contextualizar o referencial teórico abordado.