Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Orientador "Lopes, Maria Isabel"
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- ItemRestritoA inclusão de alunos com altas habilidades e/ou superdotação nas escolas públicas de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RS(2015-06) Wermuth, Itamara; Lopes, Maria Isabel; http://lattes.cnpq.br/7278879279056272; Lopes, Maria Isabel; Rosa, Daiani Clesnei DaEste trabalho aborda alguns questionamentos provenientes de uma investigação que busca pensar sobre a Inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RS, em 2014. Ao perguntar pela inclusão escolar instituída em tais espaços, analisa-se o processo de inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação na escola pública de Ensino Fundamental em Bom Retiro do Sul/RS no ano de 2014. Com este objetivo nos aproximamos dos estudos de Winner (1998), que afirma que as crianças com Superdotação e/ou Altas Habilidades já “foram temidas como possuídas, porque sabem e entendem coisas demais, cedo demais. Assim como as crianças com retardo, as crianças superdotadas têm sido temidas como estranhas, esquisitas, excêntricas” (WINNER, p.11), desta forma, a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação carece de um olhar atencioso. O referencial teórico está alicerçado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva/2008 e nas Políticas de Acesso, sendo elas: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e o Plano nacional de Educação 2014/2024 (PNE) bem como em autores que discutem os seguintes conceitos: a integração, a inclusão, a exclusão, a Biopolítica e as altas habilidades e superdotação, como Mendes (2006), Rech (2013), Veiga-Neto e Lopes (2007), Winner (1998) e Pérez (2008). Utilizou-se estratégias metodológicas, como entrevistas gravadas com professores e diretores de quatro escolas municipais de Ensino Fundamental de Bom Retiro do Sul – RS, que posteriormente foram transcritas para facilitar a compreensão. Como resultados, concluiu-se que as hipóteses levantadas estão de acordo com a realidade, que a inclusão de alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação vem ocorrendo como forma de integração dentro das instituições de ensino e a inclusão dos alunos com Altas Habilidades e/ou Superdotação não está recebendo o apoio pedagógico e o atendimento como previsto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008.
- ItemAcesso AbertoPensar a equoterapia como um espaço pedagógico(2014-11-28) Silva, Mariani Da; Lopes, Maria IsabelEsta monografia é fruto do Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, que teve como foco pensar a equoterapia como um espaço pedagógico. Pensar a equoterapia não como uma ciência da correção, da disciplina do corpo que visa normatizar o sujeito, mas como uma equopedagogia que potencialize as diferenças, as alegrias e os bons encontros. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa de aproximação genealógica, abordando um estudo bibliográfico e de campo que levou em consideração os aspectos da realidade do Centro de Equoterapia Vida (CEV) de um município de pequeno porte do Vale do Taquari/RS. Como resultados, pude constatar a presença da pedagogia, através de bons momentos que os sujeitos aproveitam para escapar do controle social no qual estão constantemente sendo enquadrados. Existe, sim, um vestígio de uma equopedagogia em meio a tantos discursos e tentativas de padronização.