Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Orientador "Miorando, Tania Micheline"
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- ItemAcesso AbertoUma aventura autobiográfica: memórias da formação docente(2019-01-25) Zarth, Jéssica Fernanda; Miorando, Tania Micheline; http://lattes.cnpq.br/9841271812140730Apresento uma investigação que busca analisar a importância em se pensar a construção autobiográfica como possibilidade para a autocompreensão e o conhecimento de si, baseada na contextualização de narrativas de vida a partir de lembranças e fotografias. O estudo possui três eixos temáticos: memórias da infância, fazeres pedagógicos e desafios da formação docente. Esta é uma investigação realizada na forma de autobiografia (ABRAHÃO, 2004), na qual assumo problematizar minhas vivências como parte da construção da formação para a docência. Trago como campo conceitual para a promoção deste estudo as narrativas de vida e a pesquisa autobiográfica, que vêm discutidas em relação ao tempo, às memórias e à fotografia. Os provocadores da minha escrita são a fotografia e o diálogo como ferramentas e dispositivos de leitura na produção da investigação. As fotografias dão voz ao contexto da realidade, tornando possível um diálogo atemporal, revendo passagens e alcançando palavras para a leitura e registro da autobiografia. É através da história de vida, contada com o auxílio da fotografia, que tornou-se possível a aproximação a uma imagem reconstruída no presente, diante do significado que atribuí às trajetórias vivenciadas. Nos aprimoramos em um processo de formação, uma vez que se reconfiguram os tempos vividos através de imagens transcritas em narrativas de vida e formação. São autores importantes para o desenvolvimento deste estudo: Maria Helena Menna Barreto Abrahão (2004), Philippe Ariès (1981) e Iberê Camargo (1998). A minha história de vida é compreendida como um reforço na construção do processo de formação para a docência por ser uma elaboração construída por mim, vivenciando as minhas experiências, desde muito antes do início da vida acadêmica no curso de Pedagogia. A escrita autobiográfica leva a compreender a própria vida e os sentimentos que nos interpelam. E através disso, permitir-se a questionar possibilidades acerca da compreensão do cotidiano, espaço onde acontece a Educação. A pesquisa autobiográfica permite uma análise sobre os modos que os sujeitos se compõem perante a sociedade, propiciando pensar sobre as experiências de socialização, tão importantes no fazer docente. A narrativa é um elemento para dar novas significações ao vivido, uma vez que permite o estudo para rever, não como a vida foi, mas sim, como um trabalho que prioriza pensar os sentidos diante da vida por quem a viveu.
- ItemAcesso AbertoAs expressões corporais experienciadas na escola(2015-06) Marques, Carla Cristina Da Silva; Miorando, Tania Micheline; http://lattes.cnpq.br/9841271812140730; Miorando, Tania Micheline; Mallmann, EliseteA escola torna-se, para muitas crianças, o palco das mais diferentes formas de expressão e desenvoltura corporal que um ser humano possa experienciar e vivenciar em sua vida. O estudo “As expressões corporais experienciadas na escola”, tem como objetivos, identificar as possíveis contribuições que as expressões corporais proporcionam no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos de uma escola multisseriada do vale do Taquari/RS. Assim como, conhecer as situações de aprendizagem utilizadas pelas professoras dessa escola, e verificar qual é a definição dada à expressão corporal por essas educadoras. Os dados que subsidiaram este estudo foram baseados em uma pesquisa qualitativa e foram coletados através de entrevistas realizadas com as professoras da escola, no período de fevereiro a abril de 2015. Como também, os questionários aplicados com os alunos, além de um estudo de caso relatado através de uma descrição etnográfica. Alguns autores como Haas e Garcia, (2008) e Berge (1983) me guiaram no contexto da minha pesquisa. O primeiro capítulo traz a expressão corporal no ensino e na aprendizagem dos alunos e um apanhado de informações sobre a minha experiência pedagógica, com relatos e reflexões sobre a discussão realizada no âmbito escolar pesquisado (STOKOE e HARF, 1987). No segundo capítulo, a descrição sobre o reconhecimento do nosso corpo, oferece mais informações e referências do corpo humano. A expressão corporal é apresentada e indagada como fonte de estimulação ao conhecimento (RECTOR e TRINTA, 2003). Desse modo, ela se faz instigadora no planejamento de ensino dos educadores, oferecendo elementos de aprendizagem aos educandos. Por fim, concluí que a expressão corporal é reconhecida pelos professores como ingrediente indispensável na construção e na abordagem dos seus planejamentos diários, sendo necessária no fazer pedagógico de cada um. Analisando assim suas observações, acompanhamento e principalmente a combinação do desenvolvimento do conhecimento pelo educando, com as situações de aprendizagens criadas, oferecidas pelo professor.
- ItemAcesso AbertoSom e música: o corpo em movimento(2015-06) Tag, Marta Terezinha; Miorando, Tania Micheline; http://lattes.cnpq.br/9841271812140730; Miorando, Tania Micheline; Mallmann, EliseteEste trabalho monográfico é um relato de memórias da prática docente utilizando a música como recurso pedagógico em todas as dimensões do desenvolvimento infantil. Traz as narrativas e comentários que faço sobre o processo de musicalização que aconteceram em uma turma de dezessete crianças na faixa etária de um a dois anos de idade, da Educação Infantil, nos anos de 2014 e 2015. O objetivo geral foi pensar sobre a prática pedagógica com a musicalização, realizada por mim, professora desta turma, e a interação das crianças com a música. Por utilizar a música em meus planejamentos e considerar muito importante minhas observações na realização dessas práticas, resolvi narrar minhas lembranças nesse trabalho e pensar, com mais autores, sobre a prática que realizo. A investigação realizada teve uma abordagem qualitativa fundamentada em estudo bibliográfico e relatos pessoais de observações e lembranças, com embasamento em alguns teóricos que já realizaram investigações sobre a música, dentre eles destaco: Brito (2003), Penna (2014), Barbieri (2012), Nista-Piccolo e Moreira (2012) dentre outros de grande importância sobre o assunto em questão. Durante esses anos de estudos no curso de Pedagogia Parfor percebi que mudei minha prática docente e minhas concepções pedagógicas na Educação Infantil. Por isso, na importância de meus relatos sobre as experiências durante este período e os aproveitei para o estudo neste trabalho. Decidi-me por lançar um olhar sensível sobre as atividades realizadas com as crianças, onde pude acolher de forma mais significativa o envolvimento delas com os mais diversos tipos de músicas e sons e, o que proporcionaram em seus desenvolvimentos diários em suas vidas. Assim, resolvi narrá-los neste trabalho, abordando-os em dois capítulos. No primeiro, destaco as contribuições da música no desenvolvimento infantil, e no segundo, ressalto a sua utilização como recurso pedagógico nas práticas docentes. Por resultados pude perceber que são muitas as contribuições que a música proporciona na aquisição do conhecimento em todas as áreas do desenvolvimento infantil e que muitos professores poderiam aproveitar melhor em seus planejamentos. A musicalização é um elemento indispensável no planejamento do professor. A música como instrumento de aprendizagem, exige o comprometimento do professor para abordar o planejamento de forma significativa e prazerosa, despertando na criança o desejo de querer e aprender mais.