Pedagogia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Pedagogia by browse.metadata.advisor "Munhoz, Angélica Vier"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessOficina de música nos anos iniciais: criando uma musicoteca(2017-06) Luersen, Tamara Cristina; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Este artigo é o recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, realizado no Universidade do Vale do Taquari Univates, durante o período de fevereiro a novembro de 2016. Trata-se, inicialmente, de um estudo da noção de paisagem sonora em meio ao educador Murray Schafer. A partir de tais estudos buscou-se realizar uma oficina de música com alunos do primeiro ano de uma escola pública, localizada em Teutônia/RS, pautada na sensibilização das crianças e na utilização de materiais reutilizáveis, culminando na criação de uma musicoteca. Como o estudo envolvia a Educação Musical na escola, buscou-se também a aproximação com os documentos do Ministério da Educação acerca do ensino de música. Ao final, constatou-se que as experiências vivenciadas pelo grupo de crianças possibilitou novas formas de sentir, escutar e vivenciar os sons, criando outras paisagens sonoras.
- ItemOpen AccessTempos da educação: um presente possível(2014-11) Heissler, Joice Franciele; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742Discursos sobre verdade, currículo, estrutura escolar e formação de professores são algumas das questões problematizadas ao longo dos tempos da educação que instigam a questionar, procurar, conhecer e pesquisar através deste trabalho de conclusão de curso. Os principais objetivos são: problematizar a história linear da educação a partir de conceitos tomados como verdades e pensar um “presente possível” para a educação através da criação de novos movimentos. Busca-se, portanto, problematizar os tempos da educação, na busca de suas descontinuidades, a partir dos referenciais teóricos de Corazza (2005). Um dos desafios dessa escrita consiste na procura em um dicionário online, através do site mais conhecido de busca - Google - sinônimos da palavra educação e a partir de tais palavras realizar uma análise dos caminhos que a educação percorreu e está percorrendo para tentar entender, estranhar, indagar o porquê esses sinônimos foram relacionados. Assim como realizar a análise empírica das entrevistas, realizadas com sujeitos de cinco a dezessete anos de idade, o que possibilitou a escrita de um presente possível em um “quarto tempo da educação”. Para a realização desse trabalho, buscou-se uma aproximação com a genealogia de Michel Foucault.
- ItemOpen AccessVoar no chão(2015-06) Zanotelli, Alissara; Munhoz, Angélica Vier; http://lattes.cnpq.br/4928481211980742; Munhoz, Angélica Vier; Hattge, Morgana Domênica; Costa, Cristiano Bedin DaVoar no chão. Permitir que os voos fossem inventivos e os terrenos, palpáveis, sensíveis aos corpos. A invenção escapa, flui, não planifica, é imprevisível. A cognição inventiva não se produz no âmbito do estável, do planejado, mas do imprevisto. Pensar a formação docente no contexto da cognição inventiva tornou-se o objetivo desse trabalho, que se desdobrou em outro: De que modo as oficinas de fotografias podem contribuir para um pensar inventivo? O trabalho partiu de uma investigação, realizada em forma de oficina, na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Médio do curso de Pedagogia, Universidade do Vale do Taquari Univates, no ano de 2014. Assim, acompanhar os movimentos inventivos das estudantes/professoras nos encontros com a fotografia foi o pulso investigativo desta pesquisa. Os conceitos de recognição e cognição inventiva, a partir de autores como Gilles Deleuze, Félix Guattari e Virgínia Kastrup, bem como a noção de punctum em Barthes, foram fundamentais para os aportes teóricos desse trabalho. Além disso, a aproximação com os pressupostos do pensamento da representação mapearam inicialmente o percurso da pesquisa. Por fim, conclui-se que pensar a formação docente nas tramas da invenção exige potencializar múltiplas formas de aprender, ensinar e viver.