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Navegando Mestrado por Orientador "Amado, Nélia Maria Pontes"
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- ItemAcesso AbertoConcepções e práticas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre avaliação da aprendizagem(2022-07) Vasques, Raimundo Coelho; Amado, Nélia Maria Pontes; https://orcid.org/0000-0002-5768-9633; Quartieri, Marli Teresinha; Carreira, Susana Paula G.; Quintas, Helena Luísa M.Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as concepções sobre avaliação da aprendizagem que influenciam as práticas avaliativas dos professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. O enquadramento teórico evidenciou as tendências internacionais sobre avaliação da aprendizagem, sua evolução histórica e os principais instrumentos e estratégias avaliativas a serviço das aprendizagens exploradas nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Foi adotada uma metodologia qualitativa/interpretativa e estudo de caso. Para a coleta de dados, recorreu-se à entrevista semiestruturada dos professores participantes e à pesquisa documental. O estudo envolveu três professoras de uma escola pública do Município de Santana, no Estado do Amapá. Os dados foram tratados e analisados na perspectiva da análise de conteúdo e revelaram evidências do esforço coletivo das professoras para implementarem em suas práticas avaliativas uma perspectiva emancipatória e qualitativa de avaliação da aprendizagem, realizada de forma contínua e não somente no final do processo, baseada nas perspectivas das concepções diagnóstica e formativa. Na operacionalização da avaliação que os professores propõem aos seus alunos, consideram alguns aspectos fundamentais: utilização do processo avaliativo como referência para reorientação das tarefas do aluno e do professor, por meio da autoavaliação e feedback, em que a observação e o registro escrito são utilizados para o acompanhamento dos alunos; exploração de diversos tipos de instrumentos avaliativos sistematizados em atividades escritas e outras de cunho prático, como jogos e atividades para o aluno resolver no quadro; compreensão do erro como elemento informacional não só para identificação de dificuldades, mas para embasar a tomada de decisão para intervir visando a superação; de forma sutil, resistem ao controle do sistema e reinventam o currículo por meio de adaptação dos conteúdos abordados nos livros didáticos por não considerarem as experiências, ritmos de aprendizagem diferentes, contexto social e cultural dos alunos. Em contraposição a esse enfoque, os resultados revelaram, também, que, na seleção de alguns instrumentos retirados de blog’s e sites da internet, os professores precisam de mais cuidado devido à exploração de atividade com predomínio de ações mecânicas, memorização e com exercícios repetitivos; apesar de importante, a aplicação das atividades avaliativas de natureza prática devem ter um equilíbrio com as sistematizadas, para que se evite fragilidades nas observações e registros das etapas e dificuldades de aprendizagem, em face de não ser sempre possível armazenar informações suficientes; ao promoverem o feedback avaliativo, é necessário irem além da correção de atividades, propondo ações para transpor os obstáculos e garantir a aprendizagem; as anotações feitas nos cadernos e atividades dos alunos com caráter motivacional precisam ser utilizadas para reorientar e demonstrar especificamente o não aprendido, evitando informações generalistas para toda a turma. Por fim, este estudo constatou que é preciso a mobilização de toda a comunidade escolar, para que os professores possam compartilhar suas práticas e deixem de ser vistos como os únicos responsáveis pelo processo avaliativo e, assim, de atividade individual, a avaliação passe a ser considerada como institucional.
- ItemAcesso AbertoO profissional bacharel no Ensino Superior: a visão dos docentes sobre a prática docente(2023-06) Souza, Genilson Duarte De; Amado, Nélia Maria Pontes; https://orcid.org/0000-0002-5768-9633; Quartieri, Marli Teresinha; Quintas, Helena Luísa Martins; Dullius, Maria MadalenaEsta dissertação tem como objetivo verificar os aspetos que professores bacharéis do curso de bacharelado em Administração destacam sobre a sua atuação no Ensino Superior e estabelecer relações entre as suas visões sobre a profissão, a sua formação, as dificuldades que sentem e a forma como as procuraram superar. A metodologia utilizada caracteriza-se como exploratória com enfoque qualitativo e nos procedimentos de coleta de dados inicialmente foi entregue um questionário impresso a 10 (dez) docentes bacharéis que atuavam no curso de bacharelado em Administração em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada do município de Itaituba/PA. Destes, apenas 7 (sete) devolveram respondido e aceitaram participar da segunda fase da pesquisa de campo, onde foram realizadas entrevistas com estes participantes e para a análise, optou-se pela Análise de Conteúdo (AC) proposta por Laurence Bardin (2011). Entre as competências necessárias para a atuação docente a pesquisa apontou como principais: Capacidade de Inovação; Boa Comunicação; Pensamento Crítico; Criatividade; e Capacidade de lidar com as tecnologias, mas trouxe outras competências que os entrevistados julgaram necessárias, entre elas: Comunicação clara e objetivas; ser organizado e preparado; ter empatia; ser proativo; ter a capacidade de interação com os alunos, ou seja, é preciso um mix de competências, conhecimentos e experiência ao longo do processo educacional. Entre as principais dificuldades a pesquisa aponta principalmente a inexperiência, a falta de conhecimentos para desempenhar a profissão docente e a resistência por parte dos alunos em aceitar professores com praticamente a mesma faixa etária. Para superar essas dificuldades ao iniciar na carreira de docente no Ensino Superior, os entrevistados apontaram como soluções: Investimento em aprimoramento profissional; aquisição de material didático especifico e atualizado; ser criativo e utilizar os recursos tecnológicos para possibilitar uma maior interação com os alunos; e buscar a formação continuada por meio cursos e grupos de pesquisas. Assim, a pesquisa revelou que a atuação como docente é exercida pelos participantes como como forma de conseguir uma renda complementar, no entanto, veem como positiva essa dupla jornada pois permitiu sempre estar atualizado sobre os assuntos necessários para a profissão e por poder contribuir com a formação de outros profissionais.
- ItemAcesso AbertoAs práticas pedagógicas do professor bacharel no ensino superior(2020-01) Gonçalves, Ronne Clayton De Castro; Amado, Nélia Maria Pontes; Quartieri, Marli Teresinha; Carreira, Susana Paula Graça; Quintas, Helena Luísa MartinsEssa pesquisa aborda o contexto profissional do professor bacharel que atua na docência universitária, mas cuja formação inicial não previa o desempenho de funções docentes. O objetivo desta investigação consiste em investigar as práticas docentes e a construção da profissionalidade dos professores bacharéis que lecionam na graduação, levando em consideração que a sua formação não incorporou qualquer conhecimento específico para o desenvolvimento da atividade docente. Os procedimentos metodológicos incluíram um estudo preliminar, realizado com o intuito de proporcionar informações que pudessem orientar as entrevistas aos participantes deste estudo. Foi utilizada a abordagem qualitativa, acerca da caracterização da pesquisa trata-se de um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, direcionada a três professores bacharéis do Curso de Engenharia Civil. O estudo foi realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus Itaituba. A análise dos dados foi desenvolvida através da análise de conteúdo. Os resultados desta investigação evidenciaram que os professores expressam o interesse pelo campo educacional, uso de estratégias pedagógicas em sala de aula, motivações para o aprimoramento docente e entusiasmo pela atividade no magistério superior. No entanto, as respostas demonstram algumas incertezas diante da atuação docente, justificando-se pela formação acadêmica obtida por esses profissionais, não pertencer a nenhuma das áreas da licenciatura. Foi possível evidenciar que alguns professores veem potencial em desenvolver atividades práticas, já outro acredita que o método tradicional é mais eficaz para efetivar o ensino de cálculo. Para alcançar a superação de algumas dificuldades, os participantes demonstraram que a própria vivência em sala de aula pode impulsionar esse amadurecimento profissional.