Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrado by browse.metadata.advisor "Auth, Milton Antonio"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessAções interativas no âmbito de uma escola ciclada e suas implicações na formação de professores e estudantes(2009-06-08) Siqueira, Ana Paula Tomazi; Oliveira, Eniz Conceição; Auth, Milton Antonio; http://lattes.cnpq.br/8703276139561729Este trabalho tem como foco um estudo sobre Formação Continuada, envolvendo um grupo de professores da educação fundamental, das séries finais de uma escola organizada por Ciclos de Formação. Esse processo, além de empírico, se basea em estudos, discussões e planejamentos realizados sobre uma proposta curricular na forma de Situação de Estudo, a qual foi implementada na escola e acompanhada pela pesquisa. Buscou-se pautar as ações realizadas na interdisciplinaridade mediante a participação de alguns professores da escola que organizaram suas atividades pedagógicas com base numa situação específica. Essas atividades caracterizaram situações que ofereceram vários aspectos passíveis de serem investigados, ou seja, envolveram um conjunto de múltiplas questões que englobaram desde o perfil do professor, os processos de formação do docente, o pensamento dos professores, os saberes envolvidos nessa formação.
- ItemOpen AccessA concepção do erro como uma estratégia de revisão do processo de ensino e aprendizagem em matemática nível fundamental(2010-11-09) Espindola, Nederson Antonio; Auth, Milton Antonio; http://lattes.cnpq.br/8703276139561729O presente trabalho caracteriza-se por um estudo exploratório, de cunho qualitativo, estruturado a partir de um quadro teórico conceitual envolvendo aspectos relativos ao erro, à avaliação, à educação matemática e que possam trazer implicações à formação dos professores. Seu objetivo geral consiste em identificar, classificar e analisar erros cometidos por alunos de oitava série do Ensino Fundamental na resolução de provas de Matemática e seus objetivos específicos buscam utilizar a análise dos referidos erros como instrumento investigativo, enfatizar a importância de se analisar o “processo” e não apenas o produto, bem como conceber o erro enquanto uma ferramenta de metodologia de ensino. A utilização do método científico, numa pesquisa de cunho qualitativo, possibilita ao pesquisador pensar criticamente e proceder a uma reflexão a fim de identificar condições que definam a realidade pesquisada. Assim, através da aplicação de um instrumento de pesquisa, foram identificados, analisados e classificados os erros cometidos pelos alunos. Nas conclusões, são apresentadas algumas considerações sobre a pesquisa realizada e sobre o uso dos erros no processo de ensino e aprendizagem.