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Navegando Mestrado por Orientador "Bücker, Joana"
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- ItemAcesso AbertoA compreensão emocional e as habilidades sociocognitivas no Transtorno do Espectro Autista(2023-04) Santana, Vitoria Santos; Marchezan, Josemar; Bücker, Joana; http://lattes.cnpq.br/1252408669562705; César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro; Lima, Aveliny Mantovan; Laste, GabrielaINTRODUÇÃO: Existem evidências na literatura de que crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista apresentam dificuldades no reconhecimento e na compreensão das emoções. Estas dificuldades podem estar associadas a prejuízos específicos na cognição, podendo impactar diretamente nas habilidades sociais. No entanto, estes dados ainda não são conclusivos, necessitando de mais estudos neste campo. OBJETIVOS/METÓDOS: Foi de avaliar o desempenho das habilidades sociocognitivas e a compreensão emocional em dezenove crianças com TEA (sem déficit intelectual associado), em comparação a um grupo controle, composto pelo o mesmo número de crianças típicas (que apresentam o desenvolvimento global dentro do esperado), considerando as idades de 06 a 12 anos. As avaliações foram realizadas por meio dos seguintes instrumentos: o quoeficiente de inteligência - QI, por meio da Escala Wechsler Abreviada de Inteligência ou Escala WASI; a atenção por meio do Continuous Performance Test – Identical Pairs (CPT-IP); as funções executivas por meio do Trail Making Test (TMT); a memória de trabalho por meio do subteste dígitos da Escala Wechsler; a compreensão emocional por meio do TEC Digital (software) – Teste de Compreensão Emocional; a prosódia emocional por meio da Tarefa afeto receptiva do PEPS-C BR (Profiling Elements of Prosody in Speech-Communication); a linguagem será avaliada por meio do Teste Strange Stories. RESULTADO: Identificou-se melhor desempenho das funções executivas por parte do grupo estudo (p<0.02). Houveram significâncias em relação à desenvoltura social (p< 0.045), problemas de comportamento (0.03) e compreensão emocional, por meio da avaliação da linguagem (p<0.001) e expressões faciais (p<0.006), sendo que o grupo estudo apresentou desempenho inferior em relação ao grupo controle. CONCLUSÃO: A compreensão emocional está relacionada com o comportamento social no TEA. O presente estudo apresenta esta relação e a importância do desenvolvimento de técnicas e/ou atividades relacionadas ao desenvolvimento da compreensão e expressões emocionais no TEA.
- ItemAcesso AbertoSaúde mental e memória emocional em professores da educação básica(2023-03) Schwertner, Rafaela; Bücker, Joana; http://lattes.cnpq.br/1252408669562705; Timmers, Luís Fernando Saraiva Macedo; Diehl, Liciane; Carlotto, Mary SandraSintomas psiquiátricos estão entre as principais queixas na categoria docente, tornando-se crescente a cada ano e somando como uma das profissões mais propensas ao desenvolvimento de ansiedade, depressão e estresse advindas do ambiente de trabalho. A exposição a altos níveis de estresse pode produzir alterações na memória e afetar a qualidade de vida. Essa dissertação tem como objetivo apresentar uma pesquisa que buscou avaliar os sintomas psiquiátricos, tecnoestresse, qualidade de vida e memória emocional em professores da educação básica brasileira, comparados a um grupo controle. Caracteriza-se como um estudo transversal quantitativo desenvolvido durante os 2 anos de mestrado. A coleta dos dados aconteceu entre setembro e dezembro de 2021 através da técnica Snowball Sampling. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de dados sociodemográficos, Escala tecnoestresse (RED/TIC), Escala do Impacto do Evento – Revisada (IES-R), Escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (DASS-21), WHOQOL-Bref e o Teste de Memória emocional. A amostra para este estudo foi composta por 416 participantes, 225 não professores e 191 professores de diferentes estados do Brasil. Os resultados encontrados neste estudo mostram que há diferença entre os grupos, onde a categoria docente apresentou maiores níveis de ansiedade, depressão, estresse, estresse pós- traumático, tecnoestresse e qualidade de vida inferior ao grupo controle. Ser professor é um preditor para desenvolver sintomas de estresse pós-traumático, sintomas depressivos, ansiosos e de estresse. Participantes com menos anos de estudo, mais jovens, com problemas de saúde física e que vivenciaram uma situação estressora nos últimos 2 anos, são mais propensos a apresentar sintomas psiquiátricos. No teste de Memória Emocional, foi encontrada uma diferença na memória emocional entre professores com e sem estresse, em que os professores com estresse lembraram menos da palavra emocional. Para as próximas pesquisas, sugere-se mais investigações sobre estresse pós-traumático na categoria docente, principalmente após a pandemia da COVID-19. Recomenda-se o desenvolvimento de políticas públicas que ofereçam assistência à saúde docente por meio de programas de prevenção.