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Navegando Mestrado por Orientador "Carreira, Susana Paula Graça"
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- ItemAcesso AbertoAbordagem STEM: o desafio do seu planejamento e implementação na educação profissional de ensino médio(2020-12-18) Campos, Jakeline; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Amado, Nélia Maria Pontes; Neide, Italo Gabriel; Bisognin, EleniA abordagem STEM busca desenvolver o ensino, integrando experiências, interpretações e reflexões em torno de situações reais do cotidiano. Este estudo objetivou investigar como a abordagem STEM pode contribuir na articulação entre a formação geral e a formação técnica profissional de nível médio. Foram estabelecidos os objetivos específicos: Discutir as possibilidades para a integração entre as diversas áreas do conhecimento proposta pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio; Estimular a abordagem STEM em uma situação problema dentro da proposta do novo Ensino Médio em um curso Técnico em Eletrotécnica; e Descrever os desafios e oportunidades do processo de ensino/aprendizagem por meio da abordagem STEM. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa, sendo o estudo desenvolvido com alunos da 1a série do Ensino Médio do SESI da cidade de Pimenta Bueno, em Rondônia. Foi desenvolvido uma situação de aprendizagem designado por tema O Mundo do Trabalho na Indústria, em conjunto com os professores das áreas de conhecimento propostas pelos Novo Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Eletrotécnica. A proposta envolveu o planejamento e implementação de aulas e atividades com base na abordagem STEM. O projeto envolveu o uso de Arduino Leonardo, visita técnica a uma usina hidrelétrica, tendo como desafio propor resoluções de problemas reais. Os resultados evidenciaram que o SESI/SENAI está em processo de adaptação ao Novo Ensino Médio proposto pela BNCC, dado que utilizou a Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP) e utilizou a abordagem STEM para promover a construção do conhecimento dos alunos da turma em estudo. Foi possível perceber que a aplicação de uma abordagem STEM contribui para a interlocução entre as áreas de conhecimento e traz maior protagonismo dos alunos na construção do próprio conhecimento; além disso, incentiva os alunos para que sejam críticos e profissionais competentes na busca de soluções para em suas futuras atividades de trabalho. A visita técnica desafiou os alunos no entendimento entre ciências, meio ambiente, tecnologia, matemática, física, linguagens, provocando no aluno uma atitude proativa. Na atividade prática, com uso do Arduino Leonardo, percebeu-se a autonomia dos alunos para a realização dos desafios, o engajamento no trabalho em equipe, a compreensão dos problemas, o envolvimento para encontrar as soluções, a construção de um pensamento crítico diante das ações necessárias com base na interação com ambientes não-formais de aprendizagem, visando diminuir o consumo de energia. Por fim, percebeu-se a contribuição da abordagem STEM para o ambiente escolar, na educação de cidadãos críticos e preparados para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que constroem sua autonomia para alcançar as metas de seu conhecimento.
- ItemAcesso AbertoEducação midiática nos anos finais do ensino fundamental: exercício de autoria e criticidade através da criação de memes(2022-03) Santos, Rosana Lodi Lourenço; Carreira, Susana Paula Graça; https://orcid.org/0000-0002-0746-7258; Hattge, Morgana Domenica; Schwertner, Suzana Feldens; Amado, Nélia Maria Pontes; Jacinto, Hélia Maria Da VendaO trabalho de pesquisa está inserido no Programa de Mestrado em Ensino e na Linha de Pesquisa Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino. O estudo objetivou compreender a capacidade de autoria, levando em conta aspectos da criatividade e da criticidade, de um grupo de alunos de 6.o e 7.o anos do Ensino Fundamental, na análise e criação de memes no espaço escolar, tendo por base uma proposta de educação midiática. Tal objetivo se conjuga com o propósito de transformação da prática pedagógica, no sentido de fazer com que as linguagens dos memes se tornem um veículo de conhecimento e reflexão para os alunos. Os memes refletem uma linguagem em que se combinam poucas palavras, porém com grande impacto imagético e comunicativo, bem como trazem toques de humor, crítica, deboche, ironia e atravessam o momento sócio-histórico em que nos encontramos. Destaca-se que o uso dos memes, como uma linguagem líquida, efêmera e volátil, pode trazer, em algumas situações, conteúdos que agridem as minorias e ser uma forma de se propagar desinformação. As escolas, enquanto espaços formais de aprendizagem, necessitam extrair o melhor das diversas linguagens digitais, as quais fazem parte da cultura digital dos alunos, sendo o resgate do gênero textual digital meme uma forma de se estabelecer o diálogo entre sociedade e educação. Como metodologia utilizou- se a pesquisa-ação, tendo como foco a investigação das linguagens líquidas, como a dos memes, no sentido de reunir esforços de conscientização na perspectiva da construção da responsabilidade e da cidadania digital. Foi posta em prática uma proposta pedagógica de educação midiática planificada em diferentes momentos (dez aulas) com a criação de memes e a realização de questionários. Tal proposta foi realizada através de encontros online em duas instituições, uma privada e outra pública, envolvendo alunos de 6. o e 7.o anos, respectivamente, em um total de treze participantes. A análise dos dados foi realizada tendo por base a Análise de Conteúdo sob a perspectiva da Bardin (2016). As conclusões enfatizam a importância das escolas se apropriarem de linguagens como a dos memes que se reportam, para além das mensagens, a formas de pensar e de se posicionar, explorando os potenciais ângulos que favoreçam a participação cívica na web, sob uma abordagem de autoria reflexiva e crítica, tendo por base uma proposta didática de educação midiática.