Mestrado
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Navegando Mestrado por Orientador "Del Pino, José Claudio"
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- ItemAcesso AbertoA formação continuada de professores de Ensino Médio integrado à educação profissional do IFMT- Capus Barra do Graça- e as demandas da educação inclusiva(2017-12) Miranda, Fernanda Luzia De Almeida; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Borges, Águeda Aparecida Da Cruz; Silva, Jacqueline Silva da; Marchi, Miriam InesA formação continuada de professores constitui-se um elemento fundamental para o desenvolvimento de práticas escolares inclusivas. No Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMI), essa formação assume maior relevância em virtude das peculiaridades dessa modalidade de ensino, como as que tangem à sua organização curricular e aos diversos perfis formativos de seus docentes, sujeitos da pesquisa. Este trabalho tem como lócus o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Barra do Garças, e seu objetivo precípuo é analisar os discursos de alguns professores do EMI sobre a inclusão escolar e o seus processos formativos, sobretudo o que ocorre em serviço – a Formação Continuada – tendo em vista as demandas da educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utiliza a Análise do Discurso (AD) de vertente francesa para perscrutar os dados coletados por meio de três instrumentos: ficha de identificação, entrevista semiestruturada e questionário. Assim, percebem-se nos discursos docentes sobre a inclusão escolar que alguns sentidos retomam o paradigma da integração, além de manifestarem a necessidade de a Instituição criar políticas de formação continuada coerentes com o imperativo inclusivo, sendo imprescindível, para isso, o engajamento dos gestores e da equipe multiprofissional do Campus.
- ItemAcesso AbertoAlunos com Transtorno do Espectro Autista: procedimentos pedagógicos e metodológicos(2023-06) Castro, Felipe Carvalho; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Oliveira, Eniz Conceição; Fenner, Roniere Dos Santos; Jesus, Silvia Manoela Santos DeA proposta desta pesquisa traz como discussão a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista como desafio no processo de ensino, apropriando-se do Plano Educacional Individualizado como instrumento norteador, cujo conteúdo contempla o formato colaborativo com a participação dos envolvidos nos contextos escolar, familiar e clínico. A busca é a de melhor atender as especificidades de cada realidade como princípio para atender à pergunta macro: como a análise do ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista a partir do Plano Educacional Individualizado pode melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem do estudante com transtorno? A partir desse questionamento nasceu o objetivo do presente estudo, que é analisar o ensino de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir da utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI). Para a construção do trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico em livros, documentos legais e nas bases de dados da SciELO e do Google Acadêmico, utilizando os termos em português: Transtorno do Espectro Autista, Plano Educacional Individualizado e Inclusão Escolar. Esse levantamento indagou sobre os parâmetros legais da inclusão, com seleção de leis que versam sobre especificidades do transtorno e sobre a importância da aplicação de um Plano Educacional Individualizado desde os anos iniciais. Esse aporte teórico mostrou a necessidade de adequações e práticas individualizadas no ensino de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, e do delineamento de um Plano Educacional Individualizado. Quanto à metodologia, enquadra-se como pesquisa de estudo de caso, com aporte teórico de Yin (2014); de abordagem qualitativa, com respaldo em Gil (2019) e; com coleta de dados, provenientes de um questionário previamente elaborado, com perguntas abertas acerca do ensino de alunos com TEA. A estrutura desse questionário foi baseada em Eixos com a seguinte divisão: I – Perfil geral; II – Ensino; III - Planejamento; IV- Avaliação e V - PEI. Participaram do trabalho oito profissionais, sendo: 03 de apoio pedagógico, 01 de apoio psicológico, 01 de apoio assistencial e 03 professores. A pesquisa aconteceu no Centro Carmelita Joana dos Santos Menezes, situada na cidade de Cícero Dantas – Bahia. Como resultado para análise de dados, utilizou-se Bardin (2016).
- ItemAcesso AbertoContexto da formação docente em curso de pedagogia na modalidade a distância, no município de Juina - MT(2019-07) Silva, Genivaldo Alves Da; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Del Pino, José Claudio; Rosa, Daiane Clesnei Da; Oliveira, Eniz Conceição; Herber, JaneVivemos em sociedade onde os diferentes setores como: economia, agricultura, saúde educação e outros sofrem influências dos avanços tecnológicos quase que diariamente. A educação é um desses setores que sofre essa influência principalmente nos cursos de formação de professores. Assim essa dissertação tem como principal objetivo analisar a realidade da formação de professores no sistema de ensino EAD (educação à distância) no curso de pedagogia da UAB polo de Juína - MT e as possíveis contribuições e limitações dessa modalidade de ensino. A metodologia deste estudo qualitativo envolveu acadêmicos que concluíram o curso no segundo semestre de 2017 e os acadêmicos que concluíram no primeiro semestre 2018. Ainda foi realizada uma pesquisa bibliográfica na busca de compreender o processo histórico da EAD em território nacional, Estado de Mato Grosso e Município de Juína. Na busca de entender como a EAD está sendo abordado nos documentos oficiais foi realizado um estudo documental das principais legislações que regem essa modalidade de ensino em território nacional. Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo vinte e oito questões abertas e fechadas. A população-alvo incluiu quarenta acadêmicos do curso de pedagogia do polo UAB de Juína. Através de este trabalho analisar marcos histórico, da educação à distância como: O Jornal do Brasil; Fundação Roquette Pinto e a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro; Instituto Monitor, As Instituições Religiosas; Instituto Universal Brasileiro; Projeto Minerva; Senac e Senai. Procurando compreender como a EAD está sendo abordada nos documentos oficiais foi realizado uma análise documental nas principais leis que regulamentam a educação a distância em território brasileiro Com a análise e discussão do resultado pode-se verificar que a EAD é uma modalidade de ensino nova e que vem ganhando muito espaço em solo brasileiro e há outros pontos a ser observados, merecendo atenção por parte dos órgãos que fiscalizam essa modalidade de ensino no Brasil. Assim os órgãos que regulamentam a EAD poderão ofertar uma educação EAD de qualidade à população brasileira. E que esse trabalho possa contribuir para que novas pesquisas sobre o assunto sejam realizadas sobre essa modalidade de ensino.
- ItemAcesso AbertoEnsino Médio Politécnico: relação entre a pesquisa e o professor pesquisador(2015-06) Vian, Vanessa; Martins, Silvana Neumann; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Del Pino, José Claudio; Martins, Silvana Neumann; Strack, RicardoO Ensino Médio Politécnico é uma política pública instituída no estado do RS entre os anos de 2011-2014 e é oriunda de um plano de governo. Entre outras frentes, esta proposta previa o uso da pesquisa como prática pedagógica, a interdisciplinaridade, a avaliação, a relação teoria/prática, parte/todo. O presente trabalho procurou identificar as contribuições do Ensino Médio Politécnico para a constituição de um perfil de professor pesquisador. De caráter quali-quantitativo, este trabalho caracteriza-se também por um estudo de caso. No primeiro momento de coleta de dados, foi utilizado um questionário fechado, composto por 22 afirmativas de estilo Likert, com cinco opções de escolha em cada afirmativa, que variava entre as opções discordo totalmente a concordo totalmente. Este questionário foi aplicado a 15 professores que atuavam no ensino médio politécnico em uma escola pública do município de Nova Bréscia, no Vale do Taquari, no ano de 2013. Num segundo momento 8 professores, dois de cada área do conhecimento com mais tempo de serviço no magistério em cada uma das áreas, respondeu a uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita. Por meio destes instrumentos de coleta, este trabalho teve por objetivos investigar de que maneira a implantação do Ensino Médio Politécnico contribui para a aproximação e reconstrução da prática pedagógica do professor com a pesquisa; identificar o processo de organização dos professores para trabalhar com a proposta do Ensino Médio Politécnico, principalmente no que diz respeito à pesquisa; reconhecer a relação existente entre a formação docente para trabalhar com pesquisa e interdisciplinaridade, e a prática pedagógica dos mesmos; identificar a compreensão dos professores sobre o conceito de pesquisa; analisar de que forma os professores avaliam a importância da pesquisa na educação e como a colocam em prática e verificar a relação entre a pesquisa e a qualidade de ensino, do ponto de vista dos sujeitos entrevistados. Os dados oriundos das entrevistas foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2013). Os resultados deste trabalho indicam que, embora o ensino médio politécnico não tenha contribuído diretamente para a constituição de um perfil de professor pesquisador, os professores entrevistados neste contexto indicam mudança e ressignificação de suas práticas docentes, especialmente relacionadas ao uso da pesquisa em sala de aula.
- ItemAcesso AbertoA implantação do PARFOR/UFOPA no município de Itaituba/PA: indicadores e resultados(2019-12) Muller, Fabiano Hector Lira; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Carvalho, Ednéa Do Nascimento; Oliveira, Eniz Conceição; Bedin, EvertonEsta dissertação tem como objetivo fazer uma análise da implantação do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, com destaque para o município de Itaituba/PA. O PARFOR foi implantado no ano de 2009 para atender emergencialmente uma demanda existente de professores em exercício na rede pública de ensino básico e que não possuíam a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva com enfoque quantitativo e nos procedimentos de coleta de dados utilizou-se um levantamento realizado junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFOPA, no qual foi gerado uma matriz de dados em que foram aplicados filtros que permitiram a quantificação das informações relacionadas aos professores/alunos ingressantes no programa na Universidade e no município de Itaituba/PA. Após as análises iniciais foi realizado uma pesquisa de campo junto à coordenação de recursos humanos da Secretaria Municipal de Educação de Itaituba/PA através de uma planilha de levantamento em que foram solicitados informações sobre os egressos do PARFOR/UFOPA que estão atuando na rede pública de ensino básico no município. Constatou-se que ingressaram 3.816 (três mil, oitocentos e dezesseis) professores/alunos nas 105 turmas abertas na Sede da UFOPA e em seus Campi Regionais e destes outorgaram grau 78,1%, bem acima da média nacional que é de 47,3%. Em Itaituba/PA ingressaram 374 (trezentos e setenta e quatro) professores/alunos dos quais 236 (duzentos e trinta e seis) concluíram os cursos de licenciatura ofertadas. Atualmente em Itaituba/PA, estão em exercício no ensino básico da rede pública municipal, 115 (cento e quinze) desses profissionais formados pelo programa atuando tanto na zona urbana quanto na zona rural. As informações coletadas permitiram concluir que o PARFOR na UFOPA alcançou resultados expressivos mesmo tendo enfrentado dificuldades principalmente de infraestrutura para funcionamento das turmas nos municípios polo. Esses profissionais qualificados, contribuem de maneira expressiva para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação em todos os municípios da Região Sudoeste do Estado do Pará, entre eles o município de Itaituba/PA.
- ItemAcesso AbertoA música como metodologia no ensino da língua espanhola para deficientes visuais em Açailândia – MA(2016-11) Rego, Maria Sibelly Leite Santos Do; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Del Pino, José Claudio; Tauceda, Karen Cavalcanti; Oliveira, Eniz Conceição; Martins, Silvana NeumannA presente dissertação trata sobre o uso da música e de outras metodologias no processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola por deficientes visuais. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida considerando o seguinte problema: De que forma o ensino da Língua Espanhola para deficientes visuais, norteados por metodologias com enfoque em recursos de áudio, como música e conversação, melhoram a aprendizagem? Para tanto, foi oferecido um curso de língua espanhola adaptado em código Braille para alunos com deficiência visual. Como os alunos não têm acesso ao estudo desta língua na escola regular, foi oferecido um curso de extensão para nove alunos, sendo quatro com cegueira total, dois com baixa visão e três videntes, que são acompanhantes dos alunos com deficiência visual. A turma teve um perfil heterogêneo tanto no que se refere à idade, que variou de dez a quarenta e oito anos, como no nível de escolaridade, pois contou com estudantes do ensino fundamental e médio a profissionais na área de educação que já possuem pós-graduação. A pesquisa foi realizada no município de Açailândia, estado do Maranhão, nas dependências do Instituto Federal do Maranhão. O curso oferecido teve duração de um ano e constou de 60 horas/aula. A metodologia de pesquisa foi de abordagem qualitativa-descritiva-analítica, caracterizando-se como um estudo de caso e pesquisa-ação, como uso de memorial descritivo e de entrevista semi-estruturadas para obtenção das informações empíricas, as quais foram analisadas na perspectiva teórica da análise de conteúdo de Bardin (2011). Partindo do princípio de que o deficiente visual usa a audição como canal fundamental na interação e aprendizagem, optou-se por explorar, além dos recursos tátil-cinestésico, os recursos auditivos para a aprendizagem da língua estrangeira, usando a música como uma das metodologias, no sentido de experienciar na prática seus efeitos, adaptações e dificuldades no uso do cotidiano da sala de aula com os estudantes cegos. O aporte teórico que fundamenta a pesquisa está baseado em autores que discutem as metodologias de ensino de língua estrangeira, o percurso da educação de cegos no Brasil, a música como recurso metodológico para o ensino de línguas e o processo de ensino e aprendizagem da língua estrangeira para cegos. Os resultados revelam que o processo de ensino de deficientes visuais é mais lento por conta da leitura em braile, no entanto a deficiência não impede seu aprendizado. Os estudantes se sentiram motivados pelas aulas pelo fato das mesmas serem dinâmicas, envolvendo metodologias que contribuíram para o aprendizado e por terem todo o material adaptado em Braille ou ampliado. A música contribuiu para aprender, memorizar, compreender a fonética e desenvolver o vocabulário.
- ItemAcesso AbertoO ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental(2021-12) Santana, Renata Dantas De; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Oliveira, Eniz Conceição; Fenner, Roniere Dos Santos; Jesus, Silvia Manoela Santos DeO estudo trata sobre o ensino de matemática nos anos finais do ensino fundamental, em uma escola de zona urbana, do município de Cícero Dantas – BA, o Colégio Municipal Monsenhor Galvão. O trabalho nasce da necessidade de investigar quais as propostas de ensino de Matemática que os professores utilizavam para realizarem as suas aulas, bem como os principais desafios e dificuldades vivenciadas por estes no cotidiano de seu fazer docente. Permitindo refletir como esse contexto implica na aprendizagem/desempenho dos alunos. Frente a essa situação, a pesquisa propõe uma discussão sobre ensino de matemática, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Municipal (RCM), Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). Trazendo informações sobre a escola no tocante a IDEB: aprovação, reprovação, abandono e distorção idade-série. Assim como, a proficiência em matemática, através das provas Brasil e SAEB. O caminho metodológico utilizado para atender os anseios desta pesquisa aproxima-se da abordagem qualitativa e pesquisa de campo. No qual foram aplicados questionário misto, para professores que lecionam na referida instituição de ensino, com atuação em turmas do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental. Também, foram pesquisados e analisados os resultados de IDEB e SAEB, entre os anos de 2011 e 2020, embora o objetivo da pesquisa possua um marco temporal após 2017, contudo, entendeu-se que seria pertinente trazer dados de anos anteriores (quantitativamente) para entender o contexto da escola. No tratamento dos dados obtidos, foram elencados os fundamentos de Bardin (2009) acerca da análise de conteúdo, organizando as informações coletadas em categorias discursivas, conforme os desígnios da investigação. Tal método de análise resultou nos tópicos/eixos: Em “Perfil Geral”, reune-se os dados que contam um pouco do caminhar dos professores. “O Ensino de Matemática”, compreende as concepções dos professores para o ensino de matemática, e como é para estes, ministrar a disciplina para alunos do ensino fundamental anos finais, em uma escola pública. Essa seção, também contempla os desafios e dificuldades que já foram superados pelos docentes, e os que ainda precisam ser superados, no que concerne ao Ensino de Matemática. E a relação da disciplina com a aprendizagem dos alunos. “Proposta de Ensino”, apresenta as concepções dos professores sobre os recursos didáticos, metodologias e planejamento docente que são utilizados, e o que consideram ser mais satisfatório para a aprendizagem dos alunos, assim como, para conseguir maior interação, engajamento e participação. Destacando, as sugestões trazidas para a melhoria do trabalho docente. Por fim, “Documentos e Sistemas de Avaliação”, mostra as percepções dos professores, para a implementação da BNNC e a sua utilização, para a elaboração do planejamento da disciplina e das aulas. Destaca a opinião sobre SAEB e IDEB, no tocante aos anos finais e a proficiência (níveis) atingidos pelos alunos. O estudo também permitiu refletir acerca da importância da matemática na Educação Básica e como esta desempenha um papel de fundamental importância na formação dos alunos.
- ItemAcesso AbertoPráticas pedagógicas da modalidade a distância e do ensino presencial: contribuições para ensino híbrido no Instituto Federal do Maranhão(2016-08) Santos, Simone Costa Andrade Dos; Del Pino, José Claudio; http://lattes.cnpq.br/2152799270731771; Del Pino, José Claudio; Martins, Silvana Neumann; Neide, Italo Gabriel; Lindner, Edson LuizOs avanços ocorridos no mundo contemporâneo, em razão das tecnologias digitais, demandam transformações institucionais, representando um verdadeiro desafio para a educação. O ensino híbrido (presencial e a distância) está no bojo desses desafios sob a perspectiva da organização didática desse processo. O formato de ensino híbrido está amparado pela Portaria no. 4.059/04 do MEC, que preconiza a oferta de 20% da carga horária total dos cursos de graduação com a mediação de recursos didáticos que utilizem tecnologias de comunicação remota. Nesse sentido, esta pesquisa desenvolve-se a partir do seguinte problema: que elementos podem contribuir com o processo de organização didática de ensino híbrido nos cursos de licenciatura presenciais, do Instituto Federal do Maranhão? Considerando que a carga horária em educação a distância não é algo trivial e, portanto, exige o planejamento de ações em diferentes perspectivas, a problemática da pesquisa busca investigar os elementos necessários ao processo de organização didática do ensino híbrido levando em consideração os documentos institucionais e a infraestrutura administrativa, tecnológica e pedagógica. O aporte teórico que fundamenta o trabalho está apoiado em autores que discutem as tecnologias na educação, formação de professores e educação a distância. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Maranhão e teve como sujeitos envolvidos: uma professora da disciplina Língua Portuguesa e sua turma de 44 estudantes do primeiro período do Curso de Licenciatura em Biologia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, cuja investigação se apoia na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (2011), desenvolvida a partir do material coletado ao longo de um semestre letivo (cinco meses), por meio de instrumentos como: entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários, observações de campo e verificação em fontes documentais. O estudo mostrou que a implementação da carga horária em EaD exige o planejamento de ações em diferentes perspectivas, especialmente quanto à preparação das equipes técnico-pedagógica; adequações de rotinas administrativas; apoio aos estudantes para o uso de recursos computacionais; disponibilização de estrutura tecnológica aos docentes e discentes. A relevância deste estudo recai, sobretudo, nas contribuições aos processos de organização didática do ensino híbrido sob a égide da flexibilização dos espaços e do tempo para o ensino e para a aprendizagem, como uma alternativa para o cumprimento da carga horária dos cursos com melhor aproveitamento para o desenvolvimento do currículo e diversificação das estratégias didáticas, visando a qualidade do ensino.