Química Industrial
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Química Industrial por Orientador "Becchi, Cleusa Scapini"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoDeterminação do tempo de mistura necessário à obtenção da homogeneidade na dieta total para bovinos de leite da Granja Fell, do município de Bom Retiro do Sul/RS(2017-10) Fell, Jéssica Taís; Becchi, Cleusa Scapini; http://lattes.cnpq.br/2059504461506069A correta homogeneidade e distribuição da alimentação permite que o rebanho leiteiro receba uma dieta balanceada, favorecendo o consumo regular de nutrientes, o desempenho animal e a composição adequada do leite. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o tempo de mistura para se obter uma correta homogeneidade da dieta total para bovinos de leite. A pesquisa foi realizada na propriedade leiteira da Granja Fell, situada no município de Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari/RS. Foram coletadas amostras em 5 pontos em diferentes tempos de mistura (2, 3, 4 e 5 minutos), totalizando 20 amostras. Foi utilizado um vagão misturador modelo Husky DS 70 da marca Storti. As amostras foram submetidas às análises bromatológicas de teores de proteína bruta, extrato etéreo, matéria mineral, matéria seca, fibra bruta, cálcio e fósforo. Obtendo-se, um banco de dados com 420 resultados. Por fim, determinou-se, com auxílio de análises estatísticas, dois tempos de mistura que obtiveram maior proximidade com o padrão formulado, sendo de 3 e 4 minutos para a análise de PCA e na comparação das médias analíticas. Assim, recomenda-se a propriedade utilizar o tempo de 3 a 4 minutos, pois irá acarretar uma distribuição correta da alimentação, promovendo uma ingestão de nutrientes mais equilibrada e diminuindo o custo de produção.
- ItemAcesso AbertoInfluência da alimentação nos níveis de uréia em leite bovino(2014-03-21) Rosolen, Márcia; Becchi, Cleusa ScapiniPara a produção de leite com qualidade, produtividade e atendimento das exigências de mercado, é necessário que as vacas leiteiras tenham uma dieta equilibrada. Os níveis de uréia no leite bovino são indicadores da qualidade da dieta ofertada e são influenciados diretamente pela presença de proteína. Com base nestas informações, o objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da alimentação ofertada à vacas leiteiras de uma propriedade rural do Vale do Taquari-RS, correlacionando-a com os níveis de uréia no leite. Foram determinadas correlações entre Extrato seco total, nitrogênio uréico no leite e proteína bruta, matéria seca na alimentação em 11 e 46 amostras, respectivamente. Porém não foram observadas correlações entre nitrogênio uréico no leite, proteína bruta e matéria seca, embora os resultados de nitrogênio uréico no leite tenha se mantido dentro dos padrões de 10 a 16 mg/dL, o que indicou que a formulação da dieta do rebanho, juntamente com o pastejo supriu as necessidades de proteína e energia para um leite de boa qualidade e alta produtividade.
- ItemAcesso AbertoA influência da contagem de células somáticas do leite cru no rendimento da produção de queijo prato (lanche), junto ao Laticínio Sgorla situado na região do Vale do Taquari - RS(2017-02) Conti, Rafael Magri; Becchi, Cleusa Scapini; http://lattes.cnpq.br/2059504461506069; Becchi, Cleusa Scapini; Herber, Jane; Spellmeier, JuliaO Leite produzido no Brasil, de forma geral, apresenta-se com baixa qualidade, devido à estrutura de produção, oriunda de propriedades que não utilizam recursos tecnológicos mínimos que garantam um bom padrão para a matéria-prima, tais como ordenha mecânica, resfriamento do leite, ou estábulo com calçamento e água corrente potável. Isso implica nos principais parâmetros higiênico-sanitário, como padrão microbiológico de contagem de células somáticas (CCS) e contagem de bactérias totais (CBT), sendo que a contaminação elevada das bactérias pode acarretar perdas das proteínas do leite e consequentemente menor rendimento da produção de queijo e perdas econômica para a empresa beneficiadora. A qualificação da matéria prima leite cru está diretamente ligada a implementação da instrução normativa 62, de 29 de Dezembro de 2011 do MAPA, que tem como objetivo fixar os requisitos mínimos que devem ser empregados para a produção, a identidade e a qualidade do referido leite. Por fim, baseado nesses fatos, com intuito de sensibilizar o produtor rural vinculado ao laticínio a cumprir com a IN-62, analisou-se os índices de contagem de células somáticas e contagem de bactérias totais do leite cru e correlacionou-se com rendimento da produção de queijo, mediante coletas, produções e análises que ocorreram durante os meses de Abril a Setembro do ano de 2016. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a matéria-prima com alta contagem de células somáticas, reduz o rendimento na produção de queijos com perdas de até 19,35%.