Química Industrial
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Química Industrial por Orientador "Salvatori, Rosângela Uhrig"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA ação dos aditivos na minimização da atividade patogênica de micro-organismos(2012-03-26) Huebner, Luise; Salvatori, Rosângela UhrigCom o aumento no consumo de produtos cárneos e com a utilização excessiva de antimicrobianos, estudos e ensaios constantes foram transformados em rotina nos laboratórios de todo Mundo para averiguar as possibilidades de uso de diferentes aditivos, com o objetivo de diminuir o consumo constante e indiscriminado dos antimicrobianos. Neste contexto, a presente monografia de aspecto quantitativo avaliou as concentrações inibitórias mínimas (MICs) de cinco diferentes aditivos (amoxicilina, colistina, enrofloxacina, acidificante e Citrex) frente a duas cepas patógenas (Salmonella enteritidis ATCC 13076 e Listéria monocytogenes ATCC 7644), salientando aspectos em relação à resistência bacteriana e qualidade alimentar, sendo esta contemplada pela grande preocupação de resíduos contidos no animal. Cada bactéria foi exposta a nove diferentes concentrações de cada aditivo, onde a partir de uma concentração indicada, aumentou-se e diminuiu-se quatro vezes esta mesma concentração. Ensaios microbiológicos foram realizados onde averiguou-se que os antibióticos de modo geral foram eficientes frente as bactérias patógenas em questão. O aditivo Citrex também demonstrou grande efetividade sobre estas bactérias. Porém, a Salmonella e Listeria não foram inibidas pelo acidificante utilizado. Concluiu-se com o presente estudo que, apesar dos antimicrobianos ainda demonstrarem eficiência no combate às bactérias patógenas, resistências bacterianas já são observadas. Por este motivo, inovações em relação a aditivos estão cada vez mais presentes no cotidiano, contribuindo para maiores índices de qualidade de vida tanto dos animais quanto dos seres humanos. Palavras-chave: Aditivos. Antimicrobianos. Cepas patógenas. Produto de qualidade.
- ItemAcesso AbertoAvaliação microbiológica da eficácia da limpeza de equipamentos de indústria produtora de candies, localizada na cidade de Lajeado – RS(2015-03-02) Espich, Charles; Salvatori, Rosângela UhrigA cada dia a busca pela qualidade vem se tornando um fator mais relevante para consumidores. Um dos parâmetros de qualidade mais básicos e um dos mais importantes é a qualidade microbiológica dos alimentos. Ao encontro disso, este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as condições microbiológicas de superfícies de uma indústria doceira da cidade de Lajeado – RS, através de análises de suabe de superfície. Essas análises são de grande importância para prevenir contaminações cruzadas no produto final, e todas elas foram realizadas antes das limpeza e após a limpeza, desta forma avaliando-se a eficácia dos procedimentos de PPHO Procedimentos Padrões de Higienização Pré-operacional. Analisaram-se a presença de microrganismos mesófilos aeróbios, ou seja a população microbiana total e análise de coliformes totais e termotolerantes. Estas análises foram realizadas todas em laboratórios do Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. Os resultados obtidos foram satisfatórios, tanto para mesófilos aeróbios como para coliformes totais e termotolerantes, apresentando ausência em todas as análises de coliformes e os resultados de mesófilos aeróbios apresentaram resultados dentro dos estabelecidos por padrões internacionais. Com base nos dados experimentados laboratorialmente percebe-se que o processo avaliado tem um grau de segurança bem confiável, apresentando pouquíssimos indícios de formação de colônias microbiológicas e os procedimentos de PPHO são eficientes na remoção de possíveis contaminações.
- ItemAcesso AbertoImplantação das boas práticas de fabricação em microempresa de rapaduras e mandolates(2014-05-28) Lermen, Luis Fernando; Salvatori, Rosângela UhrigSegundo a portaria Nº 1428 do Ministério da Saúde, de 26 de novembro de 1993, as Boas Práticas de Fabricação, são fundamentais para criação de um padrão de qualidade, criando uma identidade ao produto, comprovada através de inspeções e investigações em seus processos de fabricação. A qualidade, visando à segurança alimentar no segmento alimentício, vem se tornando uma busca constante, visto as exigências do consumidor moderno e do mercado. Desta forma o presente trabalho tem o objetivo da implantação das Boas Práticas de fabricação, na empresa Pridy – Indústria e Comércio de Gêneros Alimentícios LTDA, que visa a oferecer ao seu consumidor, um produto elaborado em condições higiênicosanitárias adequadas e seguro, visando à melhoria contínua dentro de seus processos de fabricação. Para tanto, será elaborado um Manual de Boas Práticas de Fabricação, e para auxilio desde, serão descritos Procedimentos Operacionais Padrões – POP’s, e juntamente será disponibilizado treinamento aos manipuladores os quais receberão instruções de higiene, para atuação dos mesmos, em indústrias de gêneros alimentícios. Com a implantação deste programa, objetiva-se a garantia da qualidade higiênico-sanitária do produto final, podendo ser adquirido pelo seu consumidor de forma segura. Para um melhor acompanhamento do trabalho, foram realizadas análises microbiológicas da água utilizada na indústria (duas amostragens) e de dois produtos: mandolate e rapadura (duas amostragens). A metodologia utilizada para as análises está descrita IN 62 do MAPA (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento). Com base nos resultados obtidos ao final do trabalho, a aceitação por parte da indústria foi positiva, vista pelos seus diretores, como fundamental na produção dos produtos da empresa, gerando segurança à saúde de seus consumidores. Em auditoria realizada dentro da empresa, foram apontadas sugestões de melhoria, as quais têm a intenção de alertar os colaboradores para os benefícios da produção de um alimento seguro. Desta forma segue anexo ao trabalho, sugestão de algumas mudanças para a empresa, que visa beneficiar a rotina estabelecida na indústria em relação a condições seguras de ante a higiene e sanidade do ambiente.
- ItemAcesso AbertoQualidade da água nos poços artesianos do município de Santa Clara do Sul(2014-05-20) Paludo, Diego; Salvatori, Rosângela UhrigNeste trabalho, realizou-se um estudo da qualidade da água de poços artesianos, consumida por um segmento da população rural e urbana do município e Santa Clara do Sul. Foram abrangidos os poços São José de Nova Santa Cruz, ruzeiro de Nova Santa Cruz, Chapadão e Sampainho, na área rural. Na área rbana, avaliou-se os poços Anschau, Bruch, Marder e Praça Irmã Crisantha. ealizou-se a coleta das amostras de água nos meses de março e junho de 2010. a primeira etapa, foram efetuadas pesquisas de campo para determinar o número e poços artesianos distribuídos na região e para caracterizar as áreas onde estão ocalizados. Na segunda etapa, foram selecionados oito poços para realizar as nálises de água. Nas análises microbiológicas, foi determinado o número de oliformes totais e termotolerantes. Nas análises físico-químicas, foram eterminados pH, turbidez, cor, cloro residual livre e fluoretos. A classificação da otabilidade da água baseou-se nos parâmetros microbiológicos e físico-químicos da ortaria Nº 518, de 25 de Março de 2004, do Ministério da Saúde, segundo a qual os resultados obtidos apontaram que as amostras estavam aptas ao consumo humano.