Engenharia Mecânica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Engenharia Mecânica por Orientador "Lagemann, Carlos Henrique"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoEficiência energética na climatização do prédio 12 da Univates: uma análise comparativa entre sistemas de ar-condicionado Split e VRV(2024-07-24) Araujo, Rafael Rosa; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742; Lehn, Daniel Neutzling; Izquierdo, Rafael CrespoEsta monografia tem como principal objetivo a análise de performance energética e econômica de sistemas de climatização. Trata-se de um estudo de caso real, comparando sistemas, com destaque para um sistema de ar-condicionado split do tipo piso-teto instalado atualmente no prédio 12 da Universidade do Vale do Taquari, situada em Lajeado-RS, além de uma proposta que envolve um novo projeto dimensionado com a tecnologia de climatização chamada de sistema VRV (Vazão de refrigerante variável. O presente estudo comparou a performance de um sistema de ar-condicionado split no prédio 12 da Univates com um sistema VRV, avaliando eficiência energética, custo elétrico e carga térmica. Após calcular a carga térmica total do edifício, foi determinado que o sistema VRV precisa de 1.146,5 kW de potência e 111 unidades evaporadoras, resultando em um aumento de 1,1% na potência necessária comparado ao sistema split atual. Além disso, o novo projeto proporcionou una redução no consumo de energia elétrica de 61%. Os resultados obtidos indicaram que, embora o sistema VRV tenha se mostrado mais eficiente em termos energéticos, seja mais sustentável e proporcione maior conforto térmico, ele não é economicamente viável em comparação ao sistema split pois apresenta um custo quatro vezes mais elevado, possuindo um tempo de retorno do investimento muito longo.
- ItemAcesso AbertoEstudo da contaminação por água e sua influência no consumo de energia em um sistema de refrigeração por amônia(2017-01) Pereira, Rodrigo Pereira; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742; Lagemann, Carlos Henrique; Rosa, Guilherme Cortelini Da; Hermany, LoberPara conter a expansão do consumo de energia sem comprometer a qualidade de vida e desenvolvimento econômico são desenvolvidos projetos de eficiência energética, onde se procura produzir equipamentos com melhor rendimento e adequar os equipamentos já instalados com a aplicação de novos conceitos antes não levados em consideração. A eficiência energética consiste em obter o melhor desempenho com o menor gasto de energia, ela relaciona o efeito energético utilizado pelo consumo energético desprendido. As empresas de processamento de alimentos são constantemente desafiadas a reduzir o consumo de energia elétrica. Sabendo que os sistemas de refrigeração, utilizados para armazenamento, resfriamento e congelamento de produtos representam 70% do consumo de energia, esses recebem a maior atenção nos projetos de eficiência energética. Muitos dos sistemas de refrigeração das indústrias brasileiras são precários, além de gerarem riscos à segurança, seus projetos são desatualizados comprometendo a operação com processos manuais. Esta monografia apresenta os principais equipamentos que compõem o sistema de refrigeração por amônia. A revisão bibliográfica é baseada em importantes livros da área, para estudar a influência no consumo de energia elétrica causado pela contaminação de água. O estudo de caso, quantitativo e experimental foi realizado em um frigorifico de processamento de aves localizado no vale do taquari. No sistema em análise foi instalado um purificador de amônia (purgador de água) e analisado o coeficiente de eficácia do sistema de refrigeração antes e depois da instalação do equipamento. O desenvolvimento deste trabalho envolve a coleta de dados do sistema de refrigeração dia a dia e amostras de água periódicas, criando um banco de dados suficientes para analisar e comprovar a evolução dos indicadores de eficiência energética do sistema durante o processo de purga do contaminante. Os números após a instalação do purificador mostram a elevação da temperatura de evaporação em 2°C no sistema de baixa pressão, diminuição do trabalho dos compressores, acarretando na diminuição da pressão de condensação, aumento do coeficiente de eficácia do ciclo em 2,7% e uma redução no consumo de energia de 46,51 kWh por dia.
- ItemAcesso AbertoOtimização do sistema de refrigeração de um expositor comercial leve para cervejas(2018-02-28) Baier, Henrique Ismael; Lagemann, Carlos Henrique; http://lattes.cnpq.br/1300340165523742; Hermany, Lober; Barretos, Marcelo dos SantosÉ necessário que um sistema de refrigeração seja corretamente dimensionado para que o consumo de energia elétrica e sua capacidade de refrigeração sejam adequados. Os equipamentos de refrigeração representam uma grande parcela do consumo total de energia elétrica no Brasil. Diante da escassez dos recursos naturais, dos esforços do governo através de incentivos para buscar a diminuição do consumo de energia elétrica e da busca dos consumidores por produtos mais eficientes, o presente estudo propõe a otimização e o redimensionamento do sistema de um equipamento de refrigeração comercial leve para refrigeração de cervejas, junto a empresa Venax Eletrodomésticos. O produto tem por finalidade expor e refrigerar cervejas em locais como, bares, mercados e restaurantes. O objetivo principal deste trabalho é otimizar o sistema de refrigeração, através do aumento do seu coeficiente de desempenho (COP) e da capacidade de refrigeração para o mesmo, realizando o seu redimensionamento respeitando as restrições de custo apresentadas pela empresa. A avaliação da carga térmica de refrigeração indicou que a capacidade da unidade condensadora e do evaporador são suficientes. Nos testes foram obtidos os registros de temperatura e pressão em diversos pontos do sistema, permitindo a aplicação dos cálculos para definir o coeficiente de desempenho, capacidade de refrigeração e superaquecimento. Os resutados obtidos indicam uma melhora de 26% do coeficiente de operação e 10,69 % da capacidade de refrigeração do sistema de refrigeração, validando a metolodogia aplicada.