Engenharia Mecânica
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Browsing Engenharia Mecânica by browse.metadata.advisor "Lehn, Daniel Neutzling"
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- ItemOpen AccessDeterminação da eficiência energética em fogões industriais a gás liquefeito de petróleo e gás natural(2024-07) Weiss, Jennifer; Lehn, Daniel Neutzling; http://lattes.cnpq.br/5454474578459492; Lagemann, Carlos Henrique; Hackenhaar, WilliamEsta monografia aborda a eficiência energética de queimadores de fogões a gás industriais, focando no impacto do fornecimento de ar, pressão do gás, vazão na combustão e eficiência térmica. O objetivo principal foi quantificar a eficiência energética de queimadores abastecidos com Gás Liquefeito de Petróleo e Gás Natural, utilizando ensaios experimentais conforme a Norma ANSI Z 83.11-2016 CSA 1.8-2016. Os testes avaliaram principalmente o comportamento da chama e a eficiência térmica. Os resultados indicam que o queimador Gênesis é o mais eficiente, destacando-se pela chama estável e distribuição uniforme de calor tanto com GLP onde ele apresentou uma potência de 21.892 ± 518 BTU/h e quando com GN uma potência de 20.789 ± 622 BTU/h, demonstrando maior capacidade de adaptação a variações na pressão do gás e na vazão. O estudo enfatiza a importância de considerar a composição do combustível, geometria do queimador e condições específicas de operação na seleção e uso de queimadores industriais. O estudo conclui com dados práticos para a escolha e uso eficiente de queimadores, promovendo economia de energia e redução de emissões poluentes.
- ItemOpen AccessDeterminação de parâmetros termodinâmicos para projetos de equipamentos de refrigeração para carrocerias frigoríficas(2017-01) Schmitz, Maico Ismael; Lehn, Daniel Neutzling; http://lattes.cnpq.br/5454474578459492; Lehn, Daniel Neutzling; Hermany, Lober; Toso, Marcelo AndréO transporte refrigerado de cargas sensíveis a temperatura exige o emprego de carrocerias frigoríficas isoladas equipadas com sistemas de refrigeração. As carrocerias frigoríficas são submetidas às mais diversas situações de transporte de calor, entre elas altas temperaturas externas e irradiação solar. Na manutenção da qualidade dos produtos transportados com temperatura estável, o correto dimensionamento do equipamento de geração de frio é imprescindível. A avaliação da carga térmica devido a penetração de calor durante o período de transporte se mostra fundamental para a seleção deste equipamento. Este trabalho objetiva comparar a carga térmica teórica para uma carroceria frigorífica de transporte de alimentos em condições críticas de operação, com a carga térmica verificada experimentalmente para a mesma condição. Nos testes experimentais foram obtidos registros de variações de temperaturas em diversos pontos da carroceria frigorífica ao longo do tempo, permitindo o cálculo da carga térmica a partir dos dados coletados, o que foi comparado com o cálculo teórico, empregando equações de transferência de calor. Os resultados obtidos indicam similaridade na ordem de grandeza das cargas térmicas determinadas teórica e experimentalmente, validando a aplicabilidade das equações de transporte de calor.
- ItemOpen AccessEstudo de implantação de roda dessecante em processo de secagem de balas drageadas visando aumento de capacidade produtiva e redução do custo(2016-02-04) Bortoli, Daniel; Lehn, Daniel Neutzling; http://lattes.cnpq.br/5454474578459492; Lehn, Daniel Neutzling; Konrad, Odorico; Cardoso, Manuela GomesO presente trabalho foi desenvolvido com ênfase nos fenômenos psicrométricos que tangem a troca de massa e energia do processo de drageamento de balas. O estudo foi desenvolvido em uma empresa do ramo alimentício do Vale do Taquari (RS), com objetivo de analisar o processo de drageamento de balas e projetar um conceito mais eficiente de secagem para o processo. O trabalho apresenta um novo conceito de preparação do ar de secagem utilizando um equipamento com roda dessecante. Desta forma busca-se melhorar o tempo de processo, qualidade dos produtos, eficiência energética da planta fabril e uma operação constante do processo, já que as variações de umidade e temperatura do ar ambiente são constantes. O referencial teórico abordou temas sobre secagem, psicrometria, rodas dessecantes e adsorção. O estudo foi baseado no atual equipamento de drageamento com sistema de desumidificação por refrigeração comparando o atual sistema com a implantação do equipamento com roda dessecante para avaliação de desempenho. Os resultados apresentados evidenciaram grande aplicabilidade do equipamento possibilitando aproximadamente 40% de redução no tempo de processo, e estes resultados estão de acordo com os objetivos propostos no tema deste trabalho, além de demonstrarem indícios positivos que podem resultar em ganhos expressivos para a empresa.