Pedagogia
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Navegando Pedagogia por Autor "Azeredo, André Luís Tanski"
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- ItemAcesso AbertoInfluências de uma Gestão Participativa Escolar no cotidiano educacional no município de Bom Retiro do Sul/RS-Brasil(2015-06) Azeredo, André Luís Tanski; Rosa, Daiani Clesnei Da; http://lattes.cnpq.br/9817155215633583; Rosa, Daiani Clesnei Da; Miorando, Tania MichelineEsta monografia está circunscrita fundamentalmente às contribuições e interações de um processo de gestão participativa nas ações pedagógicas dos educandários municipais que possuem alunos do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, em regime integral de atividades, no município de Bom Retiro do Sul. O estudo descreve reflexões sobre a gestão participativa e seu contexto, oportunizando múltiplos olhares frente às suas relações sociais. Diante do exposto, o objetivo geral que norteou as linhas de ação oportunizou verificar a importância e os benefícios existentes na Gestão Participativa e no cotidiano escolar dos educandários que atendem os alunos em tempo integral. Utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, etnográfica, ocasional e de campo, com análise de informações coletadas via entrevista semi-estruturada. O estudo sobre Gestão Participativa fundamentou-se nas linhas de Paro (2000 e 2010), Lück (2010), Hora (1997), e Oliveira (1997), paralelamente oportunizando um resgate histórico baseado na legislação da Constituição Federal (1998), PNE (2014) e LDBN (1996), alicerçado nas abordagens de Ribeiro (1978), Reed (1997), Braverman (1987), Junquilho (2012), Bartnik (2012), e Chiavenato (2010). O contexto escolar transcende relações sociais pertinentes ao contexto, alicerçados nos estudos de Camargo (2006), Oliveira (1997), Ferreira (2008), Hora (1997), Faria (2009), Hattge (2006 e 2007) e Goldmeyer (2010). Após análise da realidade nos educandários, constatam-se, parcial e integralmente, as contribuições positivas que a gestão participativa aponta no processo significativo do ensino. As articulações de uma gestão participativa favorecem a qualidade educacional, tornando os educandários palco de situações significativas de ensino e de aprendizagem, oportunizando interações sociais pertinentes ao contexto no qual estão inseridas.