Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Barcella, Kely Giovana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso Aberto“Prepare-se, o espetáculo vai começar...” Cenas de bebês de 6 a 16 meses de idade interagindo entre si(2014-11) Barcella, Kely Giovana; Silva, Jacqueline Silva da; http://lattes.cnpq.br/1507345723286610; Silva, Jacqueline Silva da; Horn, Cláudia InêsEsta monografia apresenta uma pesquisa que teve como objetivo conhecer e analisar as interações estabelecidas "entre" os bebês da faixa etária de 6 a 16 meses de idade. Ela surge através de inquietações e estudos envolvendo o título “Prepare-se, o espetáculo vai começar...” Cenas de bebês de 6 a 16 meses de idade interagindo entre si. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo que foi realizada em uma escola da rede pública de Educação Infantil, situada no município de Lajeado/RS. Quanto aos atores protagonistas envolvidos nesse espetáculo, serão os bebês de 6 a 16 meses de idade de uma turma de berçário. Durante o processo de pesquisa e investigação, utilizaram-se aportes teóricos voltados ao tema em enfoque, com destaque aos autores utilizados, entre eles, Bassedas, Huguet e Solé (1999), Barbosa e Richter (2010), Rossetti-Ferreira (2002), Maldonado (2003), Oliveira (2007), Aimard (1998), Stambak et al. (2011), Goldschmied (2006) e entre outros. Como resultados pertinentes ao estudo, percebeu-se que as interações entre os bebês de 6 a 16 meses de idade se estabelecem através da comunicação, da afetividade, da imitação, da brincadeira e da relação com objetos. Por meio da pesquisa é possível refletir sobre o fato de que o bebê, para aprender, necessita do outro, de suas interações com seus colegas, não somente da presença do professor. É através das múltiplas linguagens que o bebê aprende a conviver com seus parceiros e a realizar trocas. Para isso, necessita-se de um professor com a escuta atenta em todos os sentidos. Neste caso, os bebês são capazes de criar, de aprender, de interagir com os outros, principalmente com os colegas e, assim, protagonizando o seu grande espetáculo, sendo autores de suas própria histórias permeadas de marcas e conquistas.