Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Autor "Cenci, Mirna"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA percepção do professor em relação à inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista na pré-escola(2021-12) Cenci, Mirna; Bersch, Maria Elisabete; http://lattes.cnpq.br/7371318863650138O presente estudo aborda a percepção do professor em relação à inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na pré-escola. Busca-se compreender como tem ocorrido o processo de inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista na sala de aula regular da pré-escola e quais são as percepções da professora que está diretamente atuando com esta criança acerca desse processo. Para tanto, além de revisão bibliográfica, foi desenvolvido um estudo de caso em uma escola municipal de Educação Infantil do interior do Rio Grande do Sul. Na referida escola, existe um aluno diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista. Para compreender o problema foram realizados cinco turnos de observação junto a turma em que o menino encontra-se matriculado e uma entrevista com a professora titular. A análise dos dados, possibilitou constatar que o trabalho desenvolvido pela escola tem favorecido a configuração de um ambiente acolhedor, potencializando a aprendizagem. A instituição cultiva a cultura de que, assim como qualquer outra pessoa, o aluno TEA tem limitações, mas também tem potencialidades. Nesse sentido, o professor exerce papel fundamental na configuração de um ambiente escolar inclusivo.