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Navegando Mestrado por Autor "Almeida, Adriana Ranzani Gimenes"
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- ItemAcesso AbertoEnsino mediante a produção de documentário: uma proposta para trabalhar a consciência crítica com educandos de uma escola de Ensino Médio em Altamira/PA(2023-12) Almeida, Adriana Ranzani Gimenes; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Neuenfeldt, Derli Juliano; Forneck, Kári Lúcia; Miorando, Tânia MichelineEsta pesquisa busca investigar as contribuições do ensino, mediante a produção de documentário na disciplina de Língua Portuguesa, junto a uma turma do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em Altamira-PA. A produção de documentários é uma proposta pedagógica capaz de contribuir com o ensino, permitindo não só uma aproximação com o gênero textual e com a linguagem audiovisual, mas também trabalhar a formação crítica dos estudantes. Metodologicamente, a natureza da presente pesquisa é qualitativa, tendo em vista o caráter interpretativo das observações e dos dados coletados com os envolvidos, além das análises e reflexões com foco nas percepções dos sujeitos participantes da pesquisa. Assim, pensando o ensino enquanto processo e resultado da prática pedagógica, utilizou-se como procedimento a pesquisa de campo. Para a realização desta investigação, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo focal. A análise dos dados coletados teve como base a análise de conteúdo descrita por Bardin (2011), organizados em quatro categorias: o perfil e a percepção dos estudantes antes da ação pedagógica; contribuições da oficina para a produção dos documentários durante a ação pedagógica; observações durante o processo de produção dos documentários; percepção dos estudantes depois da experiência de ensino e sua formação crítica mediante a produção de documentários. De acordo com a percepção dos estudantes, a experiência de produção de documentários foi importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois, partindo da pesquisa, da leitura e da releitura, da produção e da reprodução da realidade, o processo de ensino e aprendizagem tornou-se mais significativo. No depoimento dos estudantes, ficou evidente que o uso do aparelho celular para a produção dos documentários foi fundamental, desde a pesquisa até a edição. Perante o exposto, faz-se necessário reconhecer o papel do ensino na formação de uma pessoa e entender a escola como um espaço de formação crítica, de pensar nas individualidades dos estudantes e de educar para o coletivo. Destaca-se, a importância de refletir sobre a tendência de um novo pensar docente quanto ao uso de tecnologias digitais, para fortalecer o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, mesmo enfrentando obstáculos, para que a educação seja renovada e transformada. Portanto, o ensino mediado pela produção de documentários revelou-se como uma possibilidade potente para trabalhar a consciência crítica do estudante.