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Navegando Mestrado por Autor "Almeida, Delano Carneiro De"
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- ItemAcesso AbertoImprescindibilidade dos pressupostos filosóficos no ensinar pela pesquisa no ensino superior(2021-11) Almeida, Delano Carneiro De; Schuck, Rogério José; http://lattes.cnpq.br/2668859523186072; Quartieri, Marli Teresinha; Neuenfeldt, Derli Juliano; Pereira, Vilmar AlvesA ressignificação dos processos de ensino e de aprendizagem dos pressupostos filosóficos por meio do ensinar pela pesquisa estão dentro do processo crítico, reflexivo e transformador do ser humano. Por isso, a dissertação objetiva examinar a imprescindibilidade dos pressupostos filosóficos no ensinar pela pesquisa no ensino superior, tendo como lócus da pesquisa uma Instituição de Ensino Superior privada no Estado do Ceará que oferta os Cursos de Graduação em Direito, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social. Objetiva também: I) investigar os pressupostos filosóficos presentes em atividades de ensino pela pesquisa; II) identificar se os pressupostos filosóficos como princípio de autonomia do pensar e investigar e o ensino pela pesquisa estão presentes como metodologia inquietante e participativa e, III) analisar a imprescindibilidade dos pressupostos filosóficos para a (re)construção do conhecimento no ensino superior, de acordo com as vivências do corpo docente. A investigação contempla reflexões a partir de inquietações do autor sobre o ensinar pela pesquisa no ensino superior brasileiro, destacando-se referenciais teóricos de Pedro Demo e Evaristo Moraes Filho. Os pressupostos filosóficos, foco da investigação, são: esclarecimento, emancipação, autonomia e abertura à escuta e ao diálogo, seguindo nas trilhas de Immanuel Kant, Theodor Adorno e Paulo Freire. Dissertação realizada por pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas, com professores que atuam em IES da rede privada, do interior do Estado do Ceará, examinadas segundo a proposta de análise textual discursiva/discussão dos dados. Trabalhou-se com cinco categorias a priori: I) percepção dos professores quanto a sua formação profissional e vocação à docência; II) percepção dos docentes a respeito do pressuposto filosófico do esclarecimento; III) compreensão de emancipação por parte dos docentes; IV) percepção dos professores sobre autonomia, e V) visão dos professores sobre o pressuposto da abertura à escuta e ao diálogo. Como resultado da pesquisa, percebeu-se que os pressupostos filosóficos no ensinar pela pesquisa no ensino superior são fundamentais para a formação de profissionais críticos e participativos que dialoguem com a comunidade onde se encontram inseridos. Ainda, que os professores, sujeitos da pesquisa, desenvolvem atividades investigativas que promovem nos alunos pressupostos de esclarecimento, emancipação, autonomia e abertura à escuta e ao diálogo, visando à formação de um profissional competente, inovador e ético. O ensinar pela pesquisa é um processo de (re)planejamento do ensino dentro da sala de aula e um constante processo que busca fazer com que educadores e educandos estejam engajados na produção de conhecimentos. Nesse sentido, ratifica-se que conhecemos a partir do conhecido e compreendemos a partir do contexto, significando que a trajetória acadêmica, pessoal e profissional esteja intimamente ligada à construção de uma identidade histórica e cultural. Ao final, destacam-se reflexões sobre a imprescindibilidade dos pressupostos 9 filosóficos no ensinar pela pesquisa para construir e ofertar um currículo intensivo. Verificou-se a importância de possibilitar a construção a partir dos pressupostos de um currículo emancipatório, autônomo para o ensinar pela pesquisa, promovendo o esclarecimento e a abertura à escuta e ao diálogo entre professores, acadêmicos e comunidade em geral. É assim que se formam os profissionais capazes de reconhecer a própria história, de forma individual e/ou coletiva. Concluindo, apresenta-se o currículo intensivo indicado por Pedro Demo, que poderá ser adotado pela IES, objetivando a promoção do ensinar pela pesquisa e formação do profissional.