Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrado by Author "Almeida, Dionara Freire De"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- ItemOpen AccessRepresentações matemáticas nos processos de ensino e de aprendizagem da Função Afim com uso do software GeoGebra(2016-05-03) Almeida, Dionara Freire De; Dullius, Maria Madalena; http://lattes.cnpq.br/0009027904297962; Dullius, Maria Madalena; Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp; Schuck, Rogério; Lara, Isabel Cristina Machado DeEste estudo teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar uma sequência didática que envolveu o estudo da Função Afim e das representações matemáticas em uma perspectiva semiótica para a aprendizagem dos alunos utilizando o software GeoGebra. A pesquisa foi sustentada por teóricos franceses da Didática da Matemática: a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval (2004), e na Engenharia Didática proposta por Artigue (1990), para análise dos registros dos alunos em sala de aula. A intervenção pedagógica ocorreu em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do município de Gaspar- SC, durante as aulas de Matemática, onde foi desenvolvida uma sequência didática composta da análise a priori e análise a posteriori. Após as análises das atividades da sequência didática com uso do GeoGebra, foi possível perceber que os alunos conseguiram reconhecer a Função Afim nos registros de linguagem natural, algébrica, tabular e gráfica: compreender os procedimentos de tratamento nos diferentes registros e realizar o procedimento de conversão entre os diferentes registros. Dessa forma, foi observado a validade das atividades, e que uso do GeoGebra contribuiu para o aprendizado do objeto de estudo “ Função Afim”.