Engenharia Mecânica
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Navegando Engenharia Mecânica por Autor "Diehl, Gabriel Luis"
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- ItemAcesso AbertoDesenvolvimento de uma ferramenta para dimensionamento de um sistema para movimentação de carga por roletes acionados(2019-11) Diehl, Gabriel Luis; Rosa, Guilherme Cortelini Da; http://lattes.cnpq.br/3922144658164302A crescente expansão da automação industrial no cenário nacional, principalmente com a Indústria 4.0 e a robótica, impacta o crescimento da tecnologia aplicada aos sistemas de transporte interno de materiais, muitas vezes ignorados durante as atividades de rotina das indústrias. As esteiras de roletes proporcionam excelência no transporte de uma gama extremamente variada de produtos, desde caixas leves até paletes de peças robustas, devido a sua fácil construção e à grande disponibilidade de componentes no mercado. O projeto de esteiras de rolete inicia na coleta de informações acerca de sua aplicação, abrange a seleção de roletes e de sistemas de acionamento e transmissão, os cálculos de resistência estrutural e as análises dinâmicas, uma vez que determinado produto deve ser entregue com exatidão temporal em outro ponto do processo. O presente trabalho busca, portanto, entender o funcionamento de uma esteira de roletes para facilitar o trabalho do projetista mecânico no que diz respeito a sua construção, e criar uma planilha de cálculo que contenha a estrutura necessária para o correto desenvolvimento do projeto destes equipamentos, que podem ser utilizados em plantas industriais, em setores de logística e em células robotizadas. Após a obtenção dos dados de entrada e tomando como base as equações específicas de cada sistema, a planilha: 1) executa os cálculos de validação estrutural da base de sustentação e do suporte dos roletes; 2) apresenta os dados de potência, rotação e fator de serviço para acionar a esteira; 3) seleciona automaticamente, com base em equações, aplicação de Filtros Avançados e Macros, o rolete adequado para a esteira; 4) valida o sistema de transmissão apresentado para a esteira, com base nas potências de transmissão admissíveis conforme a ANSI; possibilitando o projeto executivo assertivo desse sistema de transporte.