Navegando por Autor "Andrade, Núbia Paulo Da Costa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoA leitura significativa como estratégia para a compreensão e resolução de problemas matemáticos no Ensino Médio(2016-10) Andrade, Núbia Paulo Da Costa; Dullius, Maria Madalena; Martins, Silvana Neumann; http://lattes.cnpq.br/2749281099973222; Martins, Silvana Neumann; Dullius, Maria Madalena; Schuck, Rogério José; Cardoso, Rosane Maria; Quartieri, Marli TerezinhaA presente dissertação é resultante de uma investigação realizada com uma turma de 30 alunos do segundo ano do Ensino Médio, da escola estadual Professora Maria dos Prazeres Mota, situada na cidade de Boa Vista-RR/BRA. Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar se o uso da leitura significativa pode auxiliar os alunos do Ensino Médio a melhorarem a compreensão e a interpretação dos textos de problemas matemáticos. Este estudo traz para discussão teórica reflexões sobre resolução de problemas matemáticos, leitura significativa e interdisciplinaridade. A metodologia utilizada nesta pesquisa apoia-se numa abordagem qualitativa com ênfase no estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de dois questionários compostos por perguntas abertas, fechadas e mistas; debates, relatos e atividades em grupo, com registros filmados e escritos. A análise dos dados coletados seguiu os pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que o uso da leitura significativa provocou o interesse dos alunos pesquisados pela disciplina de Matemática e pela busca por conhecimento baseado em fatos relacionados ao cotidiano dos alunos, além da maior participação dos alunos que tornaram as aulas mais interativas.