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Navegando por Autor "Araújo, Glauce Barros Santos Sousa"

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    Flexibilização curricular: concepções e práticas em uma escola de ensino médio de tempo integral na cidade de Floriano/Piauí
    (2022-12) Araújo, Glauce Barros Santos Sousa; Herber, Jane; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Del Pino, José Claudio; Leão, Marcelo Franco; Fenner, Roniere Dos Santos; Neuenfeldt, Derli Juliano
    O currículo deve ser apontado como um caminho a ser seguido, sendo efetivado nas mais diversas situações, contextos, vivências e interações, deixando de ser um elemento estático e padronizado. Assim, esta Tese tem como objetivo geral analisar a proposta de implementação da flexibilização curricular em uma escola de Ensino Médio de tempo integral na cidade de Floriano/PI, no período de 2017 a 2021, considerando as vivências encontradas por gestores, professores e alunos quanto à sua efetivação. Trata-se de pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que usou técnica documental, bibliográfica e estudo de caso, sendo que para a análise de dados foi utilizada a análise textual discursiva. Os participantes da pesquisa foram 14, sendo eles dois gestores, um diretor e um coordenador pedagógico e oito alunos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado no formulário google forms docs, bem como análise documental. Para a análise de dados foi utilizada a análise textual discursiva, da qual emergiram cinco categorias: Planejamento escolar: impressões na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral CETI Fauzer Bucar; Currículo: promovendo atividades interdisciplinares e de iniciação científica; Flexibilização curricular: potencializando o projeto de vida e protagonismo dos alunos; Tempos e espaços escolares: contribuindo na melhor formação e desenvolvimento dos alunos; Pedagogia da presença: Percepções quanto à evasão escolar e resultados dos alunos. Como resultado da pesquisa foi verificado que o currículo do Centro Estadual de Tempo integral é desenvolvido na perspectiva integrada e interdisciplinar, com a integração de atividades diversificadas no contraturno como: música, dança, dramatizações, atividades culturais, sociais e esportivas, proporcionando aos alunos saberes no âmbito da investigação científica, na pesquisa, nas interações com a sociedade e cultura local, fomentando neles a socialização, a participação e o protagonismo juvenil. Com a ampliação da permanência nas escolas de tempo integral, os professores têm a possibilidade de dedicarem mais tempo aos planejamentos e atividades em prol da melhoria do processo de aprendizagem dos alunos, favorecendo, assim, a interação, participação e envolvimento de todos no processo educacional. Notou-se também que a pedagogia da presença permite a construção do diálogo, das interações e o fortalecimento dos vínculos, possibilitando a permanência dos alunos na escola, contribuindo na redução da evasão escolar e no prosseguimento dos estudos. Considera- se que o CETI Fauzer Bucar tem implementado ações de flexibilizações em seus currículos com o desenvolvimento de atividades nas mais diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, dinâmico e inovador, tornando-se uma escola modelo para as demais escolas, não necessitando formatações em sua configuração, trabalhando com a ampliação da jornada escolar, no construto de aprendizagens ativas, diversificadas e autônomas desenvolvidas nos mais diversos espaços de aprendizagens, de forma integrada e socializada, o que permite aos alunos alcançarem o protagonismo juvenil e a melhoria na construção de seus conhecimentos.

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