Navegando por Autor "Araujo, Denys Arrifano"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoPossibilidades de uma prática pedagógica na perspectiva da etnomatemática: problematizando distintos modos de operar com cálculos de áreas(2016-10) Araujo, Denys Arrifano; Giongo, Ieda Maria; http://lattes.cnpq.br/2757706066808127; Giongo, Ieda Maria; Quartieri, Marli Teresinha; Marchi, Miriam Ines; Oliveira, Claudio José DeA presente dissertação tem por objetivo central examinar, a partir de uma prática pedagógica investigativa, as contribuições para os processos de aprendizagem de Matemática de uma turma de alunos de um Curso Técnico de Agrimensura do Instituto Federal do Pará – Campus Conceição do Araguaia - por meio da problematização de distintos modos de operar com cálculos de áreas. A investigação, de cunho qualitativo, tem como referencial teórico o campo da educação matemática denominado etnomatemática na perspectiva de Gelsa Knijnik. O material de pesquisa foi constituído por um conjunto de aulas gravadas e, posteriormente, transcritas, material produzido pelos estudantes, diário de campo do professor pesquisador e entrevistas com dois cubadores de terra da Região. A análise do material de pesquisa permitiu a construção de quatro unidades, a saber: a) o uso das técnicas inseridas em um contexto e sua historicidade; b) as semelhanças e as divergências entre as técnicas na perspectiva dos alunos; c) o conflito da ação professor/ pesquisador; d) o pesquisar na turma de Agrimensura. Os resultados apontam para a produtividade de se operar com este campo da educação matemática em práticas pedagógicas vinculadas a Cursos de Agrimensura.