Navegando por Autor "Barbosa, Leandro Neutzling"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoRecursos tecnológicos e temas transversais no ensino da física: um estudo de caso no IFSul/Câmpus Camaquã(2017-02) Barbosa, Leandro Neutzling; Del Pino, José Claudio; Oliveira, Eniz Conceição; http://lattes.cnpq.br/2058979202735427; Oliveira, Eniz Conceição; Del Pino, José Claudio; Ferrão, Marco Flores; Neide, Italo Gabriel; Togni, Ana CecíliaSalienta-se que o computador e o software educacional podem ser ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, a presente pesquisa visa analisar as potencialidades dos simuladores computacionais nos processos de ensino e aprendizagem através de uma abordagem transversal sobre o tema Efeito Estufa. A atividade foi desenvolvida com uma turma de estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Automação Industrial- Forma Integrada, na disciplina de Física II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)/Câmpus Camaquã. A proposta adotou por base os pressupostos de uma pesquisa qualitativa com viés exploratório e delineamento metodológico de um estudo de caso. Os resultados foram discutidos a luz da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. É possível destacar que houve indícios de uma evolução significativa no conhecimento dos estudantes sobre o tema abordado. Dessa maneira, pode-se concluir que o simulador PhET tem potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.