Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Becker, Rodrigo Eduardo"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    A comédia como um negócio: os fatores relevantes do stand-up comedy no cenário gaúcho
    (2022-06-30) Becker, Rodrigo Eduardo; Agostini, Cintia; http://lattes.cnpq.br/1445523243938740; Dalmoro, Marlon; Conto, Samuel Martim de
    A economia criativa é uma destacada área da economia, pois trata da criação e dis- seminação de produtos e serviços baseados no uso da criatividade. Inserido nesse contexto, as artes cênicas são consideradas uma ramificação desta área e o stand-up comedy se apresenta como uma subdivisão dessa arte. A presente monografia aborda o tema dos negócios da comédia stand-up e delimita-se a compreender os fatores que a influenciam, no contexto da cena do Rio Grande do Sul, a partir das concepções da economia criativa. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, a qual busca responder os objetivos através de um levantamento teórico baseado em uma pesquisa bibliográfica e documental, dividida em quatro dimensões de análise, sendo elas dos agentes envolvidos, do próprio negócio, do cenário econô- mico e da questão cultural e social, apoiada de uma coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas, com indivíduos relevantes dentro do cenário da co- média. Foram realizadas dez entrevistas, abordando três produtores, quatro comedi- antes e três consumidores de comédia stand-up, as quais são transcritas e analisadas visando atingir o objetivo proposto no trabalho. Todos os dados pesquisados foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados destacam a importância dos fatores determinados através da abordagem teórica e se complementam com as in- formações obtidas através das entrevistas. Os fatores que apresentaram maior rele- vância são a criatividade, a atitude empreendedora, a realização pessoal, o ecossis- tema, a geração de emprego e renda e a rede de parcerias. Já o fator das políticas públicas não se confirmou como relevante.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback

We collect and process your personal information for the following purposes: Authentication, Preferences, Acknowledgement and Statistics.

Customize