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Navegando por Autor "Cardoso, Júlia Rodrigues"

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    Pré-dimensionamento da seção transversal de vigas de transição para edificações em concreto armado
    (2017-01) Cardoso, Júlia Rodrigues; Bertoldi, Rodrigo; http://lattes.cnpq.br/1118881225413678; Bertoldi, Rodrigo; Righi, Débora Pedroso; Mascolo, Rafael
    As estruturas em concreto armado são compostas por elementos que em conjunto formam um arranjo estrutural que deverá resistir às solicitações impostas à edificação, conduzindo as cargas atuantes às fundações. Os elementos básicos em concreto armado são: pilares, vigas e lajes. A locação de pilares pode diferir entre pavimentos de forma a atender a estética e a funcionalidade dos espaços. Nesse caso para redirecionar as cargas aos apoios mais próximos empregam-se vigas de transição. As vigas de transição estão sujeitas a carregamentos de grande magnitude provenientes de pavimentos superiores, e para que tenham rigidez suficiente possuem grande seção transversal em comparação com outras vigas da edificação, podendo influenciar na definição do pé-direito do pavimento que as contêm. Assim, essa monografia analisou e verificou possíveis alturas de vigas de transição, submetidas a carregamento concentrado no centro do vão, visando atingir as alturas mínimas necessárias para dimensionamento aos estados-limites últimos e de serviço. Variou-se o carregamento, a largura da seção, a resistência característica à compressão do concreto e o vão efetivo em um software de cálculo estrutural, com base na NBR 6118/2014 - Projeto de estruturas de concreto: procedimento. As vigas foram analisadas isoladamente, por análise linear para dimensionamento ao estados-limites últimos e análise não linear para dimensionamento aos estados-limites de serviço. Com isso gerou-se resultados que demonstram a potencialidade de possíveis soluções adotadas serem mais ou menos eficazes na limitação da altura desejada. Constatou-se que o aumento da resistência característica à compressão do concreto não propiciou a diminuição da altura em alguns casos analisados, em outros propiciou a diminuição de 5cm a 10cm. O aumento da largura das vigas propiciou maior diminuição da altura para as situações de maior carregamento. Por fim, a diminuição do vão efetivo demonstrou-se mais eficaz na limitação da altura.

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