Logo do repositório
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Percorrer
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
Documentos
  • Manual de Autodepósito
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cardoso, Ronan Guimarães"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem em miniatura
    Item
    Acesso Aberto
    Ensino de frações para alunos surdos na perspectiva da etnomatemática: a experiência em um laboratório de atendimento educacional especializado
    (2023-07) Cardoso, Ronan Guimarães; Kipper, Daiane; Quartieri, Marli Teresinha; http://lattes.cnpq.br/0483754754945290; Vivian, Danise; Agapito, Francisca Melo; Giongo, Ieda Maria
    Esta dissertação aborda relações teórico-práticas em aulas de matemática, desenvolvidas para pessoas surdas, na perspectiva da etnomatemática. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma prática pedagógica desenvolvida na perspectiva da etnomatemática com alunos surdos envolvendo o uso de frações e de números decimais. A pesquisa foi desenvolvida por um professor/pesquisador surdo, na Sala de Recursos Multifuncional e de Atendimento Educacional Especializado, com três alunos surdos. A proposta de ensino foi desenvolvida a partir de duas linguagens – Matemática e Libras – envolvendo a percepção viso-espacial e atividades que relacionam o cotidiano da pessoa surda. A pesquisa foi qualitativa e foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: entrevistas, observações do professor, filmagens dos momentos da prática pedagógica, respostas dos alunos no decorrer das atividades. Os dados foram analisados e agrupados em quatro unidades a saber: a compreensão do cotidiano dos surdos e sua percepção sobre a Matemática; frações e decimais na cultura surda; a Linguagem Matemática e a interação dos alunos surdos no cotidiano; diário de um professor surdo: suas experiências matemáticas com alunos surdos. Pode-se inferir que é importante abordar o uso de frações e decimais em diversos contextos para melhoria da aprendizagem. É preciso respeitar o ritmo dos alunos surdos e incorporar situações cotidianas na prática pedagógica, bem como utilizar recursos visuais para ensinar tais conceitos matemáticos. Destaca-se a necessidade de professores com proficiência tanto em Matemática quanto no ensino para surdos, a fim de garantir a compreensão e resolução de problemas por parte destes alunos. Por fim, salienta-se que o desenvolvimento desta investigação culminou em um Produto Educacional intitulado "Ensino de Frações em Libras", que apresenta a sequência de atividades desenvolvidas pelo professor/pesquisador surdo com os alunos surdos. As atividades e problemas apresentados no Produto Educacional refletem a abordagem teórico-prática da dissertação, tornando-se um recurso relevante para a Educação Matemática desse público.

BDU 2008-2025 baseado em DSpace

  • Configurações de Cookies
  • Enviar comentários

We collect and process your personal information for the following purposes: Authentication, Preferences, Acknowledgement and Statistics.

Customize