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Navegando por Autor "Corrêa, Fátima De Jesus Soares"

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    Produção de farinha de mandioca: investigando uma prática pedagógica na perspectiva da etnofísica para o ensino de Física
    (2016-11) Corrêa, Fátima De Jesus Soares; Gonzatti, Sônia Elisa Marchi; Marchi, Miriam Ines; http://lattes.cnpq.br/0309432168792806; Marchi, Miriam Ines; Gonzatti, Sonia Elisa Marchi; Giongo, Ieda Maria; Neide, Ítalo Gabriel; Del Pino, José Claudio
    A presente dissertação tem por objetivo analisar as contribuições pedagógicas de elementos da Física Popular dos farinheiros para o ensino de força da Física Escolar. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e se constitui em um estudo de caso. A parte empírica – intervenção pedagógica – foi realizada com os alunos do 2º ano do Curso Integrado Técnico em Administração do IFMA, Campus Pinheiro, em Pinheiro (MA), e o material de pesquisa, coletado por meio do guia de atividades, transcrições dos áudios dos encontros, diários e visitas de campo às casas de forno, local da fabricação de farinha. O material empírico foi analisado a partir da etnomatemática, fundamentada na etnofísica, que produziu os resultados, agrupados em duas unidades de análise: a) diferentes saberes da etnofísica na perspectiva dos farinheiros; b) os diferentes saberes da etnofísica na perspectiva dos alunos. Os resultados apontam tanto as dificuldades dos discentes em compreender o conceito e tipos de forças quanto a sua superação. Esta permitiu que eles enunciassem e identificassem as forças da Física Escolar que atuavam na fabricação de farinha e relacionassem a Física Popular dos farinheiros com a Física Escolar. Diante da pesquisa realizada e dos resultados produzidos pelos alunos, a etnofísica se mostrou promissora como estratégia de ensino de Física e favoreceu o descobrimento de saberes populares possíveis de serem contextualizados com outras áreas do conhecimento, como a Matemática e a Química.

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