Repository logo
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
Repository logo
  • Communities & Collections
  • All of DSpace
  • English
  • Deutsch
  • Español
  • Português do Brasil
nav.documents
  • nav.documents.autodeposito
  • Log In
    or
    New user? Click here to register.Have you forgotten your password?
  1. Home
  2. Browse by Author

Browsing by Author "Daroit, Luciane"

Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
  • Loading...
    Thumbnail Image
    Item
    Open Access
    Utilização de ferramentas computacionais visando a uma aprendizagem significativa em bioestatística
    (2009-06-09) Daroit, Luciane; Rempel, Claudete; Haetinger, Claus; http://lattes.cnpq.br/6076019811067756
    O objetivo deste trabalho é investigar a influência da utilização de aplicativos computacionais no processo educativo. Apresentamos uma proposta de ensino e aprendizagem com características de ser facilitadora no processo de construção do conhecimento, fundamentada em pressupostos teóricos da Teoria da Aprendizagem Significativa sob a perspectiva da inserção da Informática na Educação. O conteúdo proposto para estudo é o Teste Qui-quadrado (χ2) que desenvolvemos dentro da disciplina de Bioestatística em uma turma regular do curso de Nutrição, no Universidade do Vale do Taquari Univates – Lajeado. As informações procedentes da produção dos estudantes durante o desenvolvimento dos encontros foram colhidas através de materiais próprios elaborados para este fim, observação direta e depoimentos. Para subsidiar a análise e discussão destas informações foram previamente estabelecidos aspectos cognitivos e motivacionais, através dos quais fosse possível evidenciar a ocorrência da aprendizagem significativa. Ao final do trabalho, considera-se positivas as evidências encontradas da ocorrência de construção significativa de novos conceitos e do aprimoramento dos conceitos pré-existentes na estrutura cognitiva dos estudantes. Defende-se, assim, que a cooperação entre estas duas vertentes, a Aprendizagem Significativa e a Informática na Educação, contribui para o estabelecimento de um processo instrucional que valoriza a formação efetiva do estudante, pois possibilita transformações nas formas de ensinar, aprender e interagir com o conhecimento.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Cookie settings
  • Send Feedback

We collect and process your personal information for the following purposes: Authentication, Preferences, Acknowledgement and Statistics.

Customize