Navegando por Autor "Dutra, Maicon"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso AbertoControle estatístico de processo (CEP) na empresa SERRAF indústria de trocadores de calor LTDA(2018-01-24) Dutra, Maicon; Diedrich, Hélio; http://lattes.cnpq.br/4826411542311932Devido ao aumento da concorrência entre empresas do mesmo segmento, onde concorrentes podem estar em qualquer parte do planeta, para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado, é necessário ter formas para garantir seu funcionamento, bem como, manter a qualidade continua de seus processos visando oferecer produtos e serviços cada vez melhores. Para isso, dentre técnicas existentes as empresas podem utilizar o Controle Estatístico de Processo (CEP), que se trata de um sistema de controle continuo de qualidade que utiliza cálculos estatísticos, visando checar continuamente os processos de fabricação de produtos, em busca de identificar, analisar e eliminar com antecedência variações que possam afetar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sistemática esta que, sendo implementada de forma correta e adequada, pode trazer resultados significativos para empresa. O presente estudo tem por objetivo principal implementar parcialmente, em forma de ensaio o Controle Estatístico de Processo (CEP) e comprovar sua viabilidade operacional de uso numa empresa de trocadores de calor. No caso específico da empresa em que o trabalho é realizado, essa aplicação visa melhorar a qualidade e reduzir perdas nos processos críticos que utilizam uma das matérias primas principais na fabricação de trocadores de calor (tubos de cobre). Os objetivos específicos são: (1) definir processo críticos para implementação parcial do CEP, através de uma análise da estrutura dos produtos da empresa; (2) coletar informações necessárias para elaboração das cartas de controle; (3) elaborar e disponibilizar as cartas de controle em local de fácil acesso e visualização; (4) identificar dificuldades e oportunidades com a implementação do CEP. Os métodos utilizados para realização deste trabalho foram a pesquisa aplicada e o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados foram satisfatórios e possibilitaram à empresa de trocadores de calor reduzir retrabalhos e desperdícios que ocorrem nos setores implementados em forma de ensaio, gerando assim uma melhoria continua na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.